Frota & Cia
Com o objetivo de oferecer apenas veículos neutros em CO2 aos seus principais mercados globais até 2039, A Daimler Truck está entrando na próxima fase de desenvolvimento dos seus caminhões com células de combustível. Após uma rigorosa fase de testes em pistas e vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 chegam agora em um estágio avançado de desenvolvimento, sendo implantados nas primeiras frotas de clientes.
No total são cinco protótipos de caminhões Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível na frota das empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz.
Os cinco GenH2 Trucks serão utilizados em diferentes aplicações de longa distância em rotas específicas na Alemanha, como transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e até mesmo gases em cilindros. Durante esses primeiros testes com clientes, os veículos permanecerão sob a supervisão e responsabilidade direta da fabricante. Os caminhões serão reabastecidos nos postos de abastecimento de hidrogênio líquido (sLH2) designados em Woerth am Rhein (Renânia-Palatinado) e, em um futuro próximo, na área de Duisburg (Renânia do Norte-Vestefália).
“Quando se trata de descarbonizar o transporte, estamos nos concentrando em propulsores elétricos à bateria e baseados em hidrogênio. A transformação só pode ter sucesso se a energia verde estiver disponível de forma suficiente e abrangente – e para isso precisamos de ambas as tecnologias”, diz Martin Daum.
Infraestrutura necessária
Martin ainda completa destacando a importância da infraestrutura para uma transição energética eficiente.
“Com relação aos propulsores a hidrogênio, agora estamos dando outro passo importante em direção à preparação para a produção em série com o início dos testes dos nossos caminhões Mercedes-Benz GenH2 em operações de transporte diárias reais. No entanto, é importante observar que veículos neutros em CO2 por si só não serão suficientes para tornar o transporte sustentável. Isso também requer uma infraestrutura de carregamento e reabastecimento correspondente, bem como paridade de custos com veículos convencionais. Embora os formuladores de políticas e as empresas de energia já estejam ativos aqui, precisamos urgentemente de ainda mais impulso, em toda a Europa”.
Hidrogênio líquido permite um alcance de 1.000 quilômetros
A Daimler Truck deu preferência ao hidrogênio líquido porque essa condição resulta numa densidade de energia bem maior. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, aumentando significativamente a autonomia do veículo, o que permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.
Os tanques de hidrogênio líquido também oferecem vantagens em termos de custo e peso em comparação com o hidrogênio gasoso comprimido, permitindo uma carga útil maior. Isso torna o Mercedes-Benz GenH2 tão adequado para o transporte rodoviário de longa distância quanto os caminhões a diesel convencionais. Em setembro de 2023, a Daimler Truck demonstrou esse êxito quando um protótipo aprovado para vias públicas do Mercedes-Benz GenH2 concluiu o #HydrogenRecordRun, cobrindo 1.047 km com apenas um tanque de hidrogênio líquido a bordo.
Expectativa dos clientes
Para o Presidente e CEO da Air Products, Seifi Ghasemi, a logística desempenha um papel muito importante, uma vez que a empresa conta com milhares de caminhões entregando gases industriais aos seus clientes todos os dias. “Testar um Mercedes-Benz GenH2 em condições reais é uma etapa fundamental em nosso trabalho, a fim de converter nossa frota de distribuição em veículos movidos a hidrogênio”, afirma o executivo. No caminho para o transporte sustentável, a produção, o transporte e a distribuição seguros e confiáveis de hidrogênio renovável em toda a cadeia de valor também são essenciais para a Air Products, que vai fornecer infraestrutura de reabastecimento e hidrogênio líquido nesse projeto”. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)