Caminhões Volkswagen completam 10 anos salvando vidas no Corpo de Bombeiros de São Paulo

Coisas de Agora

 

Há dez anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Corpo de Bombeiros de São Paulo trilham um caminho de sucesso conjunto. Desde 2014, a montadora fornece veículos sob medida para compor uma frota robusta e especialmente projetada para atender às necessidades da corporação em operações de salvamento e suporte, inclusive em cenário florestal para corporações de bombeiros de todo o Brasil, demonstrando a versatilidade dos veículos da montadora e expertise de seu time de engenheiros.

 

Entre os modelos que mais marcaram esta trajetória, a família Constellation chama atenção por sua confiabilidade, robustez e alto desempenho, características essenciais para garantir a eficiência e segurança das operações do Corpo de Bombeiros. A família é representada atualmente pelo VW 18. 260 4×2 com caixa de transmissão automática, versão escolhida para as operações de resgate e com modificações sob medida para a aplicação.

 

De acordo com o tenente-coronel Elton Marcel Dorce, do Centro de Suprimento e Manutenção do Material Operacional de Bombeiros de São Paulo, o Constellation é referência de versatilidade e se adequa às suas principais demandas. “Entre os modelos presentes na corporação, o 18.260 é a maior referência e está presente em diferentes tipos de operação. O modelo é bem dimensionado e se adaptou muito bem às modificações necessárias para receber a bomba de incêndio que utilizamos. Além disso, a transmissão automática e motorização o tornam ideal para a aplicação.”

 

“O Constellation 18.260 4×2 entregue aos bombeiros é mais um exemplo de nossa engenharia sob medida. Tendo em vista as características da operação e cumprindo com as exigências e especificações técnicas do edital, trabalhamos junto aos implementadores para entregar veículos com entre eixo e suspensão especiais para este cenário, resultando em caminhões com alta confiabilidade e robustez”, destaca Pedro Teixeira, consultor de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Atendimentos fora de estrada

 

Na zona rural e florestal, os caminhões VW também se mostraram à altura dos desafios. “As atividades da corporação são realizadas em diferentes regiões do estado e exigem que as viaturas estejam preparadas para acessá-las de forma efetiva em caso de chamados. Deste modo, o Delivery 11.180 4×4 se torna peça estratégica na frota”, completa o tenente-coronel Elton Marcel Dorce.

 

O modelo entrega agilidade e força para encarar qualquer terreno. O modelo é equipado com tração 4×4 e com controle de tração (ATC), em que sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.

 

Pronto atendimento e agilidade

 

Além dos pontos relacionados aos veículos, o sargento Reduan Gama, responsável técnico do setor de projetos da unidade, sinaliza que o atendimento pós-vendas e ampla cobertura nacional são diferenciais da marca. “Graças à fabricação nacional, o atendimento oferecido pelas concessionárias da montadora é extremamente ágil e capilarizado. Contamos com caminhões operando em diferentes municípios do Estado de São Paulo e temos o suporte técnico à disposição sempre que necessário. Desta forma nossa frota não fica parada e estamos aptos a atender aos chamados com a prontidão necessária”, compartilha.

 

Com a solidez de uma década de parceria, a VWCO e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo seguem firmes em seu compromisso de trabalhar juntos para aprimorar os serviços prestados à comunidade. “Mais do que fornecer caminhões, construímos uma relação de confiança com o Corpo de Bombeiros”, completa Adriana Cecconello, gerente de Vendas ao Governo da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Compreendemos a importância do trabalho da corporação e nos dedicamos a oferecer os veículos e o atendimento que os auxiliem da melhor forma possível no cumprimento de sua missão: salvar vidas”. (Coisas de Agora)