Blazer EV, a nova chance da GM na era brasileira da eletrificação

AutoIndústria

 

Quarto dos seis lançamentos anunciados pela General Motors para 2024, o Blazer EV chega ao mercado brasileiro para marcar o período de maior transformação da Chevrolet no País, conforme destacaram executivos da marca na apresentação do SUV elétrico na noite da quarta-feira, 31, em evento realizado no hotel Rosewood, na capital paulista.

 

O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, não escondia a satisfação com a chegada do modelo elétrico, que vem do México e representa a oportunidade da Chevrolet ganhar espaço efetivo no segmento de elétricos, visto que a linha Bolt teve demanda insignificante por aqui.

 

A montadora mostrou o produto e revelou detalhes técnicos, mas preço só mesmo quando for iniciada sua pré-venda, planejada para começar em agosto.

 

Em rápida entrevista, Chamorro confirmou que a GM prepara rede específica para comercialização do Blazer EV, que será expandida a partir da ampliação da procura local. “Vamos começar em lugares estratégicos e crescer o número de concessionários de acordo com a demanda”, explicou.

 

A entrada no segmento premium com um eletrificado, que é o tipo de produto mais demandado hoje nessa faixa de mercado, é o que empolga a GM neste momento. Com motor traseiro que entrega 347 cv e 44,9 kgfm de torque, o SUV é alimentado pela bateria de 102 kWh e tem uma autonomia, pelo ciclo Inmetro, de 481 quilômetros.

 

Em versão única, a RS, o SUV elétrico da Chevrolet chega para concorrer com modelos como o BMW iX3 e o Porsche Macan. De acordo com a GM, ele faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com máxima de 190 km/h limitada eletronicamente.

 

Entre os dois lançamentos programados pela marca ainda para este ano, o próximo também será um elétrico, o Equinox EV. Chamorro fez mistério com relação ao sexto produto novo da marca a chegar por aqui.

 

A atuação da GM no mercado brasileiro nos últimos anos foi marcada pela prerrogativa de que marca iria direto para o carro 100% elétrico, sem passar pelo híbrido, como estão fazendo as demais marcas.

 

A empresa já reviu essa postura, mas reforça sua crença no elétrico ao apresentar o Blazer EV. É passo importante na era da eletrificação da Chevrolet no Brasil. “O modelo chega para reimaginar o conceito de automóvel e de experiência do usuário, com tecnologias inovadoras, como a plataforma Ultium e o cockpit virtual com Google built-in”, destacou Paula Saiani, diretora de Marketing do Produto.

 

Dentre suas qualidades, falou do tempo de recarga, cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais. O SUV tem acabamento esportivo tanto por dentro como por fora. Tem rodas aro 21 e proporções únicas para um modelo do gênero – mais comprido, largo e com teto mais baixo que o padrão.

 

Com relação ao conteúdo, o Blazer EV oferece pré-climatização da temperatura do ar-condicionado e dos bancos e assinatura de LED animada que interage com o usuário para informar diferentes status de operação, como a aproximação do motorista.

 

Além disso, tem teto solar panorâmico, volante com aquecimento, retrovisor central com câmera, abertura elétrica da tampa do porta-malas e do bocal de recarga e opção de alerta vibratório no banco do condutor, entre outros itens.

 

O Blazer EV fará parte do programa de blindagem recomendada pela Chevrolet com nível máximo de proteção balística permitido para uso civil (III-A) mantendo a garantia original do veículo quando adquirida na rede de concessionárias da marca. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)