Frota & Cia
Em 2024, a DAF Trucks celebra 75 anos de produção de caminhões. Fundada em 1928 em Eindhoven, nos Países Baixos, como “Fábrica de Máquinas de Van Doorne”, a marca apresentou os seus primeiros reboques no início da década de 1930 com chassis soldados, o que tornava seus equipamentos mais leves do que os demais disponíveis no mercado europeu, que eram rebitados em sua maioria. A fábrica de máquinas mudou de nome para Van Doorne’s Aanhangwagenfabriek ou, abreviadamente, DAF.
A DAF começou a crescer muito rapidamente diante do superaquecimento do mercado de transporte de cargas para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A empresa acelerou a produção de reboques e semirreboques e planejou a construção de uma fábrica de caminhões, que entregou a primeira unidade do modelo A30 de três toneladas em 1949. O veículo se caracterizava por uma grade cromada com sete listras.
Poucos meses depois, a DAF lançou os modelos A50 (5 toneladas) e A60 (6 toneladas). O A10, de 1 tonelada, foi apresentado em 1950, seguido pela picape A107. O desenvolvimento de novos produtos continuou com chassis especiais para caminhões basculantes e de lixo, além de uma série de veículos militares.
Na época, todos os caminhões saíram da linha como chassis com motor e grade, sendo que a fabricação das cabines ainda estava nas mãos dos produtores de carrocerias. A DAF passou a fabricar as suas próprias cabines em 1953. Em 1955, a fábrica celebrou a produção do seu 10.000º chassis, ocasião que ficou marcada, também, pela encomenda de 3.600 veículos pelo Exército Holandês. Pouco depois, a DAF também começou a desenvolver e construir os seus próprios motores (diesel). A marca foi a primeira a adicionar um turbocompressor aos propulsores dos seus caminhões para obter potência extra e maior eficiência.
Em 1957, a DAF apresentou o DO, um caminhão com design característico e eixo traseiro de 10 toneladas desenvolvido especialmente para esta série. O modelo se destinava ao transporte rodoviário de longas distâncias. A segunda geração do DO trazia até uma cama rudimentar, que era uma novidade na época.
No início dos anos 1960, a montadora lançou o DAF 2600, um caminhão ainda mais apropriado do que o DO para aplicações em longas distâncias. Sua cabine quadrada maximizava o espaço interno em benefício do motorista, que chegava a passar semanas longe de casa durante as viagens. A cabine tinha espaço para uma cama e até um beliche, se necessário. As grandes janelas proporcionavam muita luz e uma vista panorâmica incomparável, o que melhorava a segurança.
Em 1970, a DAF lançou a série F, formada pelos modelos F1600 e F2200, que apresentavam cabina basculante, facilitando os serviços de manutenção. O 2600 deu lugar, em 1973, ao novo 2800 (e mais tarde aos 3300 e 3600). O 2800 virou o campeão de vendas de seu tempo para longas distâncias. A DAF também foi o primeiro fabricante a lançar o turbo intercooler para obter mais torque, mais potência e menor consumo de combustível.
Na década de 1980, a marca introduziu o DAF 95, que era comercializado também com teto extra alto por meio da cabine SpaceCab e, posteriormente, com a cabine Super SpaceCab. Para o transporte regional, a DAF lançou os modelos 65, 75 e 85.
Nos anos seguintes, a montadora apresentou os conhecidos modelos CF e XF. Em 2010, a DAF foi a primeira a introduzir um caminhão híbrido no mercado: o LF Hybrid, que prometia uma redução de 20% nas emissões de CO2 na aplicação urbana. Em 2018, o DAF CF Electric foi o primeiro caminhão totalmente eléctrico montado por um fabricante europeu.
Em 2021, a DAF apresentou a sua nova geração de caminhões com os modelos traçados XF, XG e XG+ para longas distâncias, assim como a série XD para distribuição regional. Os modelos XD e o XF também foram lançados com motorização elétrica com autonomia de até 500 quilômetros. A montadora também introduziu uma versão totalmente elétrica para distribuição urbana, intitulada Nova Geração DAF XB, que está sendo fabricada pela Leyland Trucks, na Grã-Bretanha.
Atualmente, a DAF está desenvolvendo motores a hidrogênio com emissão zero que emitem apenas vapor de água. O Grupo Paccar, detentora da marca DAF, está realizando testes com tecnologia de células de combustível para avançar no desenvolvimento de motores eléctricos.
Presente em todos os continentes, a DAF emplacou 69.800 caminhões em todo o mundo ao longo de 2023, confirmando o melhor ano de sua história.
DAF Torpedo
Após quatro anos de restauração, o DAF Torpedo foi entregue ao Museu DAF, em Eindhoven. Se trata de um modelo da década de 1960 usado por empresas da época para transportar funcionários como um fretado. Em neerlandês, VIPRE significa “Transporte de Pessoal Industrial da Região de Eindhoven”, uma iniciativa conjunta levada a cabo na década de 1960 por uma série de empresas, incluindo Bata, DAF e Philips, para organizar o transporte coletivo de funcionários para o trabalho. Reboques especiais foram desenvolvidos pela implementadora W. Kusters, em Venlo, nos Países Baixos. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)