Transporte Moderno
O faturamento nominal da indústria de autopeças apresentou crescimento de 10,3% em abril em relação a março deste ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado o aumento foi de 25,5% (havia recuado 8,0% em março), considerando que a performance do setor não foi boa em abril de 2023, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
No acumulado de janeiro a abril deste ano, o faturamento das empresas teve aumento de 4,16% em relação ao mesmo período de 2023, mas na variação acumulada de 12 meses a retração foi de 4,7%.
O Sindipeças destaca que, segundo a Anfavea, o desempenho da produção automotiva foi favorável no período, com avanço de 13,5% em relação a março de 2024 e de 6,3% no acumulado do ano, e foi a primeira vez no ano que todos os canais de distribuição tiveram performance positiva na comparação de abril com março deste ano.
Canais de distribuição
As vendas para as montadoras avançaram 7,91% em abril em relação a março e aumentaram 6,23% no primeiro quadrimestre e recuaram 8,45% em 12 meses. Em todas essas bases de comparação, os resultados foram melhores do que em março.
O mercado de reposição também evoluiu favoravelmente, com elevação de 6,98% em abril em relação a março e aumento de 10,21% no acumulado dos quatro meses em relação a primeiro quadrimestre de 2023.
Segundo o Sindipeças, as exportações em dólares surpreenderam ao registrarem crescimento de 23,23% em abril em relação a março e 20,43% em relação a igual mês do na passado, pois o desempenho desse canal estava sendo mais fraco. “É válido observar que no acumulado do ano, a variação que vinha sendo negativa em dois dígitos e recuou para menos de 5,0% nos quatro meses deste ano.”
Em abril, a utilização de capacidade subiu dois pontos percentuais, alcançando 75%. A utilização não atingia esse patamar desde novembro de 2022, quando se registrou 77,0%. A criação de empregos foi positiva em abril e houve aumento de 2,4%. “Há, no entanto, um resultado deficitário para o acumulado de janeiro a abril deste ano (-1,71%), bem como para a variação em doze meses (-1,24%)”, destaca o Sindipeças. (Transporte Moderno/Sonia Moraes)