Portal Terra
Depois de aparecer em fotos vazadas e em um teaser, a Volkswagen finalmente revelou o novo Jetta 2025. Com mudanças no visual e mantendo a opção de câmbio manual na versão GLI, o novo Jetta ficou mais moderno, e chegará ao mercado americano ainda este ano. Já a estreia no Brasil deve ficar para o ano que vem, apenas na versão esportiva GLI, que é a única vendida atualmente.
Lançada em 2018, a atual geração do VW Jetta já teve um facelift em 2021 e acaba de mudar novamente. Na dianteira, o visual é o mesmo que apareceu recentemente em fotos vazadas da fábrica de Puebla. Ou seja, o novo Jetta ganhou novos faróis de LED e grade frontal de formato menor do que o modelo atual, de aspecto mais minimalista.
Assim como nos carros mais recentes da marca, os faróis são interligados por uma barra de LED na grade em algumas versões. Logo acima dos faróis, o modelo ganhou uma peça plástica na cor da carroceria. Já o logotipo da VW traz os sensores de condução semi autônoma, como no modelo atual.
O para-choque também é novo, e traz entradas de ar com estilo colmeia e um friso na cor vermelha na versão GLI, com destaque para um easter egg com uma imagem de uma estrada e a frase “Let’s go!” (Vamos nessa, em português). As demais versões do Jetta trazem um friso prateado e grade em estilo pontilhado.
Na lateral, as únicas novidades são as novas opções de rodas e o logotipo GLI abaixo dos retrovisores, como no Golf GTI europeu. Já na traseira, as lanternas de LED ganharam novos elementos internos e são interligadas por uma barra horizontal. Logo abaixo do emblema da Volkswagen, o modelo traz o nome Jetta em posição centralizada – na versão esportiva, há o logotipo com a sigla GLI.
Por dentro, o novo Jetta também ficou mais moderno. A central multimídia de 8″ passa a ser destacada do painel, e tem aspecto flutuante. No Brasil, o sedã deve manter a multimídia VW Play, que tem tela maior, de 10″. O painel digital é o mesmo do modelo anterior, e há novas saídas de ar maiores, assim como mais superfícies emborrachadas.
Outra novidade são os comandos touch do ar digital de duas zonas, que substituem os antigos controles por botão. Além disso, também há novas padronagens de bancos e revestimentos internos, assim como um pacote de equipamentos mais recheado em todas as versões nos EUA, incluindo tecnologias de condução semi autônoma.
Sob o capô, o sedã manteve os atuais motores. Nas versões de entrada, o Jetta traz um 1.5 turbo de 160 cv, sempre com câmbio automático de 8 marchas. Já a versão GLI conta com um 2.0 turbo de 231 cv e 350 Nm, que pode ser associado ao câmbio DSG automatizado de dupla embreagem de 7 marchas ou a um manual de 6 marchas.
Nos EUA, ainda há um sistema de suspensão adaptativa opcional. No Brasil, apenas a versão com DSG deve ser vendida, uma vez que não há tanta procura por carros manuais no segmento do Jetta. Como o modelo vendido no Brasil é importado do México, a linha 2025 do sedã não deve demorar para chegar ao mercado brasileiro, desembarcando no país até o início do ano que vem. Já nos EUA, as vendas começam ainda este ano. (Portal Terra/João Buffon)