Mercedes-Benz lança chassi de ônibus desenvolvido para fretamento contínuo

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Mercedes-Benz do Brasil amplia sua linha de chassis de ônibus e lança o modelo OF 1621 com tecnologia BlueTec 6, atendendo à legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6). Este modelo é único no mercado desenvolvido especialmente para atendimento contínuo de funcionários de empresas, setores e outras demandas corporativas.

 

“O chassis OF 1621, solução exclusiva da nossa marca para o fretamento de funcionários, ganha a versão com tecnologia BlueTec 6, mantendo suas características de eficiência e excelente custo/benefício, agregando ainda os benefícios ambientais decorrentes da redução de emissões de emissões locais” , diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários e agora ainda mais compatível com o meio ambiente e a mobilidade sustentável”.

 

Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite a montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeiras e pessoas com mobilidade reduzida.

 

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atraente, sem abrir mão do maior número possível de assentos , permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa.

 

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiros e traseiros mais curtos e o entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah, e preparação para ar condicionado de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamentos do chassi. Assim, o OF 1621 diminui os retrabalhos facilitando o fechamento da carroçaria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício para fretamento.

 

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo totalmente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, ressalta Walter Barbosa. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, envolvendo a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto da marca”.

 

OF 1621 facilita e agiliza o encarroçamento

 

O modelo OF 1621 da Mercedes-Benz é um chassi que já vem pronto para encarroçamento, garantindo maior rapidez, menor interferência e menor reposicionamento de componentes.

 

O OF 1621 é caracterizado por balanços dianteiros e traseiros curtos. Na parte dianteira, isso resulta em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, especialmente por dentro dos bairros. Na traseira, o curto balanço possibilita a instalação do bagageiro passante, permitindo também a acomodação da estepe.

 

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar condicionado, solução ideal para fretamento.

 

A esse propulsor junta-se o câmbio Mercedes-Benz G-90 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade. A harmonia do trem-de-força é assegurada pelos eixos dianteiro e traseiro da própria marca.

 

A suspensão do OF 1621 é metálica, com feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, tanto na dianteira quanto na traseira.

 

O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema anti-travamento de rodas ABS, auxilio de partida em rampa, tomada para sistema de gerenciamento de frota FMS, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade). (Truck & Bus Builder América do Sul)