GWM Brasil detalha estratégia para manter preço único de peças

Revista Carro

 

A GWM Brasil implementou a política de preço único para suas peças de reposição que é válida para todo o território nacional. Atualmente, são 70 pontos de vendas pelo Brasil, dos quais 23 são lojas de shopping e 47 concessionárias. A marca reuniu um grupo de jornalistas da imprensa especializada para mostrar o novo centro de distribuição de peças em Cajamar na grande SP.

 

Entre as ações implementadas, estão o tabelamento de todas suas peças de reposição e o controle das notas fiscais de saída das concessionárias, confrontando os valores de venda com os da tabela. Outro item dessa estratégia de preço único de peças é o que estipula que as concessionárias que seguirem os valores determinados serão premiadas financeiramente, de forma a assegurar a aplicação da tabela da GWM em todo o território brasileiro.

 

Estoque de peças

 

Atualmente, a GWM possui um estoque de 523 mil peças, distribuídas em mais de 4.100 posições pallet, armazenadas no Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças em Cajamar, na Grande São Paulo, em parceria com o provedor logístico DSV.

 

Segundo a autotech, esse estoque é suficiente para atender a demanda de todas as concessionárias da marca no Brasil por até nove meses. A disponibilidade de peças para os modelos Ora e Haval, ficam dividios respectivamente em 97% e 96%. Para a linha Haval são 2200 peças diferentes, já para a linha Ora, são 1500 peças.

 

Além de componentes de alto giro, como os de revisão e manutenção periódica, também estão disponíveis no Centro de Cajamar itens de baixo giro, como baterias de alta voltagem de todos os modelos híbridos e elétricos, peças de funilaria como portas, para-choques ou capô, e até módulos eletrônicos.

 

Armazéns

 

A localização estratégica do centro em Cajamar, próxima à cidade de São Paulo, ao porto de Santos e aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, facilita a rápida distribuição das peças importadas da China para todo o Brasil, utilizando transporte terrestre e aéreo. “E para a cidade de São Paulo, a entrega das peças também é feita com caminhões elétricos, com zero emissão de poluentes”, informa o Diretor de Planejamento de Vendas, Importação e Logística da GWM Brasil, Thiago Potenza.

 

Há uma equipe dedicada de 80 profissionais que gerenciam um total de 63 armazéns de peças, sendo 2 na China, 45 nas concessionárias e 15 nos fornecedores, além do próprio Centro de Cajamar.

 

Esse time de profissionai controla o abastecimento diário dos componentes e também trabalha na prevenção de falta de peças, com monitoramento dos serviços programados de reparo e manutenção e no tamanho dos estoques em cada concessionária e no Centro de Cajamar.

 

Os sistemas são todos integrados, possibilitando avaliar a disponibilidade das peças em tempo real, fazer orçamentos instantâneos e rastrear os pedidos até sua chegada à concessionária. (Revista Carro/Vitor Lima)