Jornal do Carro
Conhecida por desenvolver versões preparadas de modelos da sueca Volvo no passado, a Polestar acabou comprada, e hoje é sua própria marca. Focada em elétricos, a marca anunciou que virá ao mercado nacional. A atitude faz parte de uma estratégia de expansão global, mirando também os mercados de França, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca, Polônia e Tailândia.
Segundo o comunicado feito pela marca, sua estreia está prevista para 2025, por meio de uma “parceria de distribuição global”. Entretanto, não foram divulgados detalhes sobre como e quais modelos da marca serão vendidos no mercado brasileiro. Assim, nos cabe especular sobre quais modelos da marca chegarão ao Brasil futuramente.
Assim, é possível que a marca resolva investir em dois modelos apenas, de maior valor agregado, a fim de cativar o público a visitar seu showroom. Dos três modelos do portfólio da marca, sempre elétricos, podemos destacar o Polestar 3, por exemplo. Praticamente um Volvo EX90, tem muitas similaridades, como sete lugares, 517 cv e 92,8 mkgf de torque, tração integral e alcance elétrico superior a 450 km.
Entretanto, além do 0 a 100 km/h mais rápido (3,7s contra 4,5s do EX90) e da velocidade máxima maior, o modelo poderia canibalizar vendas com a opção da Volvo, algo não desejado uma vez que a marca sueca deseja bater sua meta de vendas no Brasil. Assim, pode-se pensar no Polestar 4, competindo na faixa dos R$ 500 mil, utilizando a plataforma SEA, mais avançada que a do EX30, por exemplo.
Outro competidor possível seria o Polestar 2, um crossover que mescla sedã e SUV em uma coisa só. Entretanto, o modelo, assim como o irmão maior Polestar 4, poderia rivalizar com modelos Volvo e até mesmo Polestar, bem como também da Zeekr. Isso significaria uma competição dentro do grupo Geely, dono de todas as marcas citadas. Até mesmo o inédito 5, previsto para ser um sedã elétrico de luxo, poderia passar pela mesma questão, por exemplo. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)