Jornal Correio
Com as obras de implantação iniciadas no último mês de março, quase 500 pessoas já estão trabalhando na implantação da BYD em Camaçari. A expectativa da empresa é de chegar a 10 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, quando a operação estiver em pleno funcionamento.
Atualmente existem cerca de 100 vagas abertas para os mais diversos cargos como: Analista de embalagens, Analista de operações, Engenheiro de processos, Engenheiro mecânico, Tradutor mandarim – português, Técnico em automação industrial, Técnico em mecânica e Técnico em soldagem, entre outras.
Os interessados podem conferir a lista completa na página da empresa na internet: https://bydbrasil.gupy.io/
Intercâmbio
A BYD começou a promover a troca de experiências entre brasileiros que trabalham na fábrica de Camaçari com os colegas que trabalham na sede da greentech em Shenzhen, na China. A equipe é formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento.
Serão três meses de intercâmbio na China para os profissionais conhecerem o funcionamento de toda a cadeia de produção de automóveis que é desenvolvida pela matriz da BYD. Os participantes irão interagir com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção dos carros elétricos da companhia, que é líder mundial em vendas.
“Os treinamentos vão possibilitar a troca de conhecimento entre equipes e processos. Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, tendo a nossa matriz na China como espelho. Temos hoje colaboradores chineses aprendendo aqui com a gente e agora chegou a vez dos brasileiros irem pra China conhecer a fundo como os projetos nascem e são desenvolvidos por lá. Vamos transformar a Bahia num hub de exportação e temos muito trabalho pela frente”, afirma Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.
A equipe com 14 profissionais é formada por 12 baianos, um piauiense e um paulista. Todos foram contratados no começo do ano para a unidade BYD Auto Camaçari, onde está sendo construída a maior fábrica da empresa fora da Ásia. Entre eles, uma mulher, a engenheira de Qualidade Sheina Tura, que nasceu em Irecê, no centro-norte baiano. A profissional tem larga experiência em processos de qualidade de fabricação de automóveis e, na BYD Auto Camaçari, será uma das responsáveis pela análise de diagnóstico das peças que compõem o carro para prevenir problemas ou gerar ações corretivas, quando necessárias.
Durante o treinamento em Shenzhen, a engenheira vai conhecer os detalhes das peças e equipamentos e a origem de toda a produção. “Conhecer o produto BYD num alto nível de detalhe vai ajudar a entender o processo e chegar na raiz de um possível problema, antes mesmo que ele aconteça”, diz Sheina.
A única apreensão é com o marido e a gatinha Princesa que vão ficar em Salvador sozinhos até setembro. “Dá mesmo um frio na barriga, mas é uma grande oportunidade para nós que estamos fazendo parte desse momento de implantação”, ressalta Sheina.
O engenheiro baiano Fernando Hage também está na expectativa para a viagem. Ele fazia parte da equipe de monotrilhos de uma das empresas da BYD Brasil e foi transferido para a BYD Auto Camaçari em maio. Hage é especialista em planejamento e agora o foco é na construção da nova fábrica de automóveis da BYD na Bahia.
Ele espera poder vivenciar durante o treinamento toda a rotina dos colegas chineses e aprender mais sobre a forma de trabalho e sobre toda a tecnologia desenvolvida na BYD China. “Como resultado dessa viagem, pretendo estreitar os laços com minha liderança chinesa e poder contribuir de forma assertiva com a construção da fábrica de veículos em Camaçari, provendo para toda sociedade brasileira e, principalmente, a baiana, produtos altamente tecnológicos e com qualidade e segurança”, comenta Hage.
Durante todo o processo de implantação da fábrica, outras turmas serão enviadas para o intercâmbio na China com o objetivo de aprender sobre alta tecnologia, mas também ensinar sobre o jeito brasileiro de fazer carro. É uma troca de conhecimento enriquecedora para o mercado automotivo do Brasil, e em especial, da Bahia. (Jornal Correio/Donaldson Gomes)