Foton prevê 10% do mercado e promete Galaxy para 2027 no Brasil

Frota & Cia

 

Presente no Brasil por meio de uma representação oficial desde 2011, a matriz da Foton Motors assumiu toda a operação nacional da marca em 2023. A montadora chinesa até cogita investir em fábrica no país, mas não há qualquer previsão concreta de que isso ocorrerá. Dessa forma, toda a gama de produtos é importada por meio do Porto de Itajaí (SC), local em que também possui o seu armazém de peças. Sua estrutura é completada por um escritório em São Paulo, que compreende departamentos de vendas, pós-vendas, engenharia de P&D, TI, finanças e branding.

 

Os produtos chamam atenção pela qualidade, pois contam com fornecedores bastante conhecidos do público como a Cummins e a ZF, por exemplo. A linha de caminhões é desenvolvida por meio de uma joint venture com a Daimler Trucks, na China, e, por isso, carregam a identidade visual dos caminhões Mercedes-Benz.

 

Inicialmente, a Foton lançará os modelos de 3,5 e de 17 toneladas de PBT (peso bruto total) no mercado nacional. Todavia, a linha será reforçada por outros caminhões, inclusive, pela linha Galaxy com motorização diesel a partir de 2027, levando a marca para o segmento acima das 40 toneladas.

 

Projetado também pela parceria com a Daimler e disponibilizada no mercado europeu como a versão elétrica do Actros, o Foton Galaxy foi apresentado como protótipo conceito em abril de 2021, na China, durante a ocasião que marcou o veículo de número 10 milhões produzido desde 1996, ano do início de suas operações industriais. No Brasil, as primeiras unidades do Galaxy 6×4 e 6×2 chegarão entre o final de 2026 e início de 2026 para período de testes e de homologação dos produtos.

 

A família atual de veículos da Foton inclui o mini caminhão Wonder em versões com caçamba própria ou chassi cabine, com cabine simples ou dupla. É até difícil de posicionar este modelo em uma categoria específica, todavia a marca projeta rivalizar com produtos como Fiorino, Partner, Kangoo, Saveiro, Strada, HR e Bongo, por exemplo. Afinal, também se trata de um veículo de entrada com bom posicionamento de preço (a partir de R$ 110 mil), além de bom nível de acabamento interno, conforto e tecnologia que boa parte destes concorrentes não oferecem. A linha Wonder oferece capacidade de carga útil de até 1.495 kg.

 

É com este portfólio que a chinesa projeta alcançar 10% das vendas do mercado nacional de caminhões em 2028, considerando uma projeção de 13.000 a 15.000 veículos da marca comercializados anualmente, segundo Darren Lu, diretor Geral da Foton Brasil. Se trata de uma projeção bastante ousada, considerando que ainda não há uma confirmação de fábrica no Brasil para a produção local de seu portfólio e que há outras marcas que buscam o mesmo objetivo há muito mais tempo e não conseguem.

 

Por fim, as novidades são completadas pelas picapes híbridas Tunland V7 e V9, que possuem alto grau de acabamento e tecnologia, além de um posicionamento de preço de aquisição bastante competitivo (de R$ 230 mil a R$ 250 mil).

 

Os veículos foram apresentados à imprensa e aos concessionários da marca e, ainda, não estão disponíveis para a comercialização. “Já iniciamos o processo de homologação desses novos produtos e iremos finalizar esse processo até o final de 2024”, diz Darren Lu. “Pretendemos comercializar 3.000 unidades de veículos Foton até 2025”, completa.

 

O primeiro dos novos modelos que será vendido pela marca será o Aumark S 315, a partir de agosto. O caminhão Auman de 17 toneladas chega, inicialmente, apenas na versão manual. Porém, a Frota&Cia obteve a confirmação de versão com a transmissão automatizada ZF TraXon.

 

Em termos de pós-vendas, a Foton está trabalhando na criação de seus próprios planos de manutenção, que serão anunciados futuramente. Para incentivar as vendas iniciais, a marca está oferecendo 100.000 quilômetros de garantia de fábrica para as primeiras 500 unidades dos novos veículos comercializados no Brasil.

 

Atualmente, a Foton conta com 30 concessionárias no Brasil e prevê chegar a 50 lojas até o final de 2024. Para os próximos cinco anos, a importadora pretende contar com uma rede com mais de 100 revendedores.

 

Portfólio atual

 

Desde 2023, a Foton comercializa os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas), que permanecerão no portfólio da marca no Brasil. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)