Motor 1
Faz quase um ano e meio que a Ford F-150 finalmente começou a ser vendida no Brasil e, pouco depois do começo da pré-venda, a marca apresentou a versão reestilizada nos Estados Unidos. Para não virar um problema muito grande para os clientes que acabaram de comprar a picape, a fabricante segurou a renovação para o mercado brasileiro o máximo possível, mas não terá como esperar mais, confirmando que o facelift será lançado no 2º semestre de 2024.
A confirmação foi feita pela Ford durante um evento na Argentina sobre o início da produção dos motores 2.0 e 3.0 turbodiesel da Ranger. A empresa não quis dar nenhum detalhe além de dizer que será lançada em algum momento do 2º semestre, então não sabemos ainda se terá alguma mudança nas versões, equipamentos ou motorização.
É uma reestilização bem sutil para a picape grande. Os faróis foram modificados para que a linha diurna em LED agora seja segmentada em duas partes ao invés de ser contínua. As luzes principais foram divididas de forma mais clara e estão sem a sobrecapa transparente. A grade também foi redesenhada, retirando a peça plástica retangular na altura do logo para usar duas barras combinadas. Dependendo da versão, ainda traz uma moldura em prata ou preto.
A traseira recebeu lanternas em LED com uma nova assinatura e a tampa da caçamba com o sistema Pro Access, que permite abrir a parte central cmo se fosse uma porta, facilitando o acesso em algumas situações – ainda tem a abertura vertical completa. Mais abaixo está o para-choque modificado para melhorar o degrau de acesso. A tomada na caçamba foi melhorada e é oferecida em três configurações: 2,0 kW nas versões a gasolina, 2,4 kW nas híbridas e 7,2 kW como opcional na híbrida Powerboost.
Está mais equipada, mas somente um dos itens novos deve chegar ao Brasil: o head-up display, disponível nas versões mais caras. As outras novidades são específicas para os Estados Unidos, como sistema de rastreamento anti-furto ou o BlueCruise, um pacote de condução semiautônoma que só está disponível por mensalidade.
Na parte mecãnica, a única mudança foi o fim da oferta do motor 3.3 V6 flex (sim, era flex nos EUA). Aqui, a F-150 é vendida com o 5.0 V8 aspirado de 405 cv e 56,7 kgfm, combinado a um câmbio automático de 10 marchas. Não esperamos que deixe de ser oferecido, por já estar homologado e ser a melhor opção para enfrentar a Chevrolet Silverado e Ram 1500, memso que a picape da Ram esteja trocando o V8 por um motor de seis cilindros. Seria interessante ver a versão 3.5 V6 híbrida.
O que também deve mudar na Ford F-150 é o preço, com um reajuste acompanhando a renovação da caminhonete. Hoje é vendida aqui em duas versões: a Lariat, por R$ 479.990; e a Platinum, comercializada por R$ 519.990. Está mais barata do que as rivais, pois a Chevrolet Silverado é vendida somente na versão High Country por R$ 529.900, enquanto a Ram 1500 vai de R$ 494.990 na variante Rebel até R$ 550.990 na Limited Night Edition. (Motor 1/Nicolas Tavares)