VW fará Virtus e picape do T-Cross no Paraná com R$ 3 bilhões

Jornal do Carro

 

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) começará a produzir unidades do sedã Virtus a partir de 2025. O anúncio foi feito por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, em evento de comemoração aos 25 anos da unidade paranaense da empresa. Até o momento, a planta de São José dos Pinhais produzia apenas o SUV T-Cross, e o Virtus é feito em São Bernardo do Campo (SP), na fábrica da Anchieta – local que vai manter a produção.

 

De acordo com Possobom, após a modernização da fábrica em São José dos Pinhais, “a produção vai aumentar, essa é a parte boa da história”. Somente em 2024, 27 mil unidades do T-Cross saíram da linha de montagem no Paraná. Ainda não há informações sobre os novos números de produção, bem como de contratações.

 

Além de leva a produção do Virtus para a planta paranaense, Possobom também confirmou os planos de produzir a nova picape da Volkswagen na fábrica de São José dos Pinhais. No entanto, o executivo não revelou detalhes do modelo inédito, que deverá ter sistema híbrido flex. “Deste ano até 2028, são 16 carros nesse pacote de R$ 16 bilhões, então haverá carro flex, carro híbrido e carro elétrico”, diz.

 

O Virtus estreou em 2018 com produção na fábrica paulista. O sedã recebeu atualizações em fevereiro de 2023. Isso inclui, por exemplo, iluminação 100% de LEDs nos faróis e lanternas. Atualmente, o SUV soma 245 mil unidades vendidas, sendo que 186 mil foram entregues a clientes brasileiros. Além disso, 59 mil foram exportadas para 13 países da América Latina.

 

A unidade de São José dos Pinhais receberá R$ 3 bilhões em investimento até 2028 para adaptar a linha de produção para o Virtus. Bem como para a produção da nova picape, esperada desde 2018, quando a VW revelou um modelo conceitual do modelo no Salão de São Paulo. Por enquanto, o carro é conhecido pelo nome de Tarok. Os três, portanto, compartilham a mesma plataforma MQB-A0. No total, a VW vai investir mais R$ 9 bilhões em suas fábricas no Brasil. Assim, os recentes aportes anunciados pela fabricante somam R$16 bilhões. (Jornal do Carro/Fellipe Gualberto)