Portal Technibus
A produção de ônibus nas encarroçadoras teve retração de 2,6% em maio em relação a abril, com 2.022 unidades, mas aumentou 24,74% na comparação com maio do ano passado, quando foram produzidos 1.621 veículos. No acumulado de janeiro a maio deste ano, a produção atingiu 8.848 unidades, com aumento de 0,84% sobre janeiro a maio de 2023 (8.775 unidades), segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Os modelos urbanos tiveram maior representatividade na produção nos cinco meses de 2024, com 3.551 unidades e 40,13% do total, mas com retração de 29,63% sobre os 5.047 veículos fabricados no mesmo período de 2023.
Os micro-ônibus somaram 2.635 unidades, 29,78% do total, com crescimento de 55,3% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram produzidos 1.697 veículos. Os rodoviários tiveram 2.600 unidades produzidas, 29,38% do total, aumento de 31,25% sobre os 1.981 veículos fabricados nos cinco meses de 2023.Os modelos intermunicipais tiveram 0,7% de participação na produção total, com 62 unidades, ante os 50 veículos fabricados de janeiro a maio de 2023, segundo a Fabus.
Dos 8.848 ônibus produzidos de janeiro a maio deste ano, 2.811 são da Marcopolo, 2.641 da Caio, 1.180 da Mascarello, 1.020 da Neobus, 564 da Comil, 321 da Irizar e 311 da Carbuss (Busscar).
A quantidade menor de ônibus urbanos produzidos em maio deste ano, que somou 617 unidades – 36% abaixo de maio de 2023 –, e a retração de quase 30% no acumulado de janeiro a maio deste ano, deve-se à expectativa em relação ao PAC 3 Mobilidade, segundo Ruben Bisi, presidente da Fabus. “Agora começam as licitações das prefeituras, e até sair o edital e a produção começar levam-se 90 dias. Então, somente em outubro ou novembro deve se intensificar a produção de urbanos”, comentou Bisi.
Exportação e mercado interno
Do total de 8.848 ônibus produzidos nos primeiros cinco meses deste ano, 7.748 foram destinados ao mercado interno, 1,24% a menos que janeiro a maio de 2023, quando atingiu 7.846 unidades, segundo a Fabus. Para o exterior as encarroçadoras enviaram 1.100 ônibus – 799 rodoviários, 153 micro-ônibus e 147 urbanos –, com um aumento de 18,5% sobre os 929 veículos exportados nos cinco meses de 2023.
A Marcopolo exportou 357 ônibus de janeiro a maio de 2024 (264 rodoviários, 63 micro-ônibus e 30 urbanos), a Irizar 314 rodoviários, a Comil 168 veículos (167 rodoviários e um urbano), a Caio 112 veículos (93 urbanos e 19 micros), a Mascarello 108 (72 micro-ônibus, 23 urbanos e 13 rodoviários) e a Busscar 41 modelos rodoviários, segundo a Fabus. (Portal Technibus/Sonia Moraes)