Volkswagen Nivus e T-Cross 2025 têm mudança em peça alvo de furtos

Auto Esporte

 

Roubos de emblemas de carros aumentaram nos últimos anos e proprietários de Volkswagen e Mercedes têm sido as maiores vítimas. No caso do Nivus, o objetivo dos ladrões é conseguir levar parte do módulo do controle do controlador de velocidade adaptativo (ACC) que fica acoplado ao símbolo. Isso eleva ainda mais o prejuízo que poderia ser apenas estético.

 

Por isso, a marca alemã precisou agir. A fabricante confirmou à reportagem de Autosporte que o Volkswagen T-Cross 2025 recebeu melhorias. E o Nivus 2025, que deve ser lançado no final do ano com visual atualizado, seguirá pelo mesmo caminho.

 

Entenda o caso

 

Quando os casos de roubo de emblema e radar do Nivus explodiram, a Volkswagen baixou os preços das peças que eram alvo dos criminosos. Agora, aproveitou a reestilização do T-Cross 2025 para fazer mudanças na região da grade com o objetivo de inibir os casos de furto do radar.

 

Considerando que esse é um ponto sensível também no Nivus, faz todo sentido esperar que os aprimoramentos também sejam aplicados ao SUV cupê. Consultada, a fabricante confirmou as atualizações no T-Cross, mas afirmou que “não comenta futuros lançamentos”, sem confirmar se a atualização será mesmo transferida para ele.

 

O que mudou?

 

Segundo a Volkswagen, as mudanças no radar de ACC do T-Cross 2025 foram feitas em dois pontos. Primeiro, a fixação do radar passa a ser parafusada e não mais encaixada. Já o emblema da Volkswagen recebeu um reforço, impossibilitando a retirada sem que a peça seja danificada.

 

Ou seja, eventuais tentativas de furto ainda podem ocorrer, mas a peça será danificada a ponto de ficar inutilizada, o que deve inibir a ação de bandidos. Além disso, o radar passará a ficar “escondido” na parte interna do bocal, sendo impossível acessá-lo pelo lado de fora do SUV.

 

Como funciona o ACC?

 

O controlador de velocidade adaptativo é conhecido popularmente como ACC. Ele usa sensores e radar para medir em tempo real a distância do veículo que segue à frente. Com isso, consegue controlar acelerador e freio para manter a distância pré-programada pelo motorista.

 

A fixação desse sistema varia de acordo com as fabricantes. Para que o radar não fique tão aparente, algumas marcas optaram por embutir o módulo no próprio emblema. É exatamente o caso da Volkswagen.

 

Por isso o emblema se tornou alvo de ladrões. O objetivo, na verdade, é roubar o módulo para revendê-lo no mercado paralelo. Sem ele, o ACC fica totalmente inativo. A fim de mitigar as chances de roubo, alguns proprietários chegaram a aplicar cola para reforçar o logotipo.

 

Além do sistema ACC, o sensor frontal faz parte do assistente de frenagem autônoma de emergência (AEB), que pode entrar em ação caso identifique que o motorista demorou para reagir em incidentes rápidos.

 

Prejuízo calculado

 

Quando casos de roubos do ACC surgiram na internet, a Volkswagen afirmou apenas que se tratava de um problema de segurança pública e não de um defeito do carro. Porém, a própria marca reduziu em até 90% o preço do módulo nas concessionárias, cujo valor caiu de R$ 15 mil para R$ 1,2 mil.

 

Roberto Merulla, diretor de pós-venda da Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen (Assobrav), apontou que a marca e a rede de concessionárias reduziram os preços da peça de reposição. “Temos ciência de que não se trata de qualquer problema ou vício de produto, mas sim uma questão de segurança pública”, afirmou. (Auto Esporte/André Paixão e Cauê Lira)