Nova geração do Peugeot 3008 tem desenho registrado no Brasil

Motor 1

 

Apresentada na Europa no final do ano passado, a nova geração do Peugeot 3008 acaba de ter imagens registradas no Brasil. Os direitos sobre o design do modelo foram solicitados pela Stellantis junto ao INPI, demonstrando desde já o interesse da empresa em lançá-lo por aqui. O SUV é o primeiro modelo de produção em série do grupo baseado na plataforma STLA Medium e tem versões tanto elétricas quanto a gasolina.

 

No caso do 3008 EV, a versão mais cara tem conjunto formado por bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 quilowatts-hora, além de motor elétrico montado na frente com 210 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. Dados oficiais indicam autonomia de 525 km. Outra opção adiciona motor elétrico extra na traseira, elevando a potência para 320 cv. O alcance é de iguais 525 km.

 

Por fim, há uma versão de longo alcance com bateria maior de 98 kWh e um motor elétrico dianteiro com 230 cv. Neste caso, a autonomia é de 700 km, mas não há opção de motor duplo. Vários modos de condução estão disponíveis, incluindo o modo 4WD na variante de motor duplo, que distribui potência às quatro rodas quando a superfície da estrada está escorregadia.

 

No interior, o crossover chama atenção pelo painel futurista Panoramic i-Cockpit que tem tela de 21 polegadas em alta resolução montada no alto do painel. Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

 

Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões “PRND” posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.

 

Ao todo, o 3008 2024 mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas acomoda 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na variante com tração dianteira. Toda produção é concentrada na fábrica da Stellantis em Sochaux, na França.

 

Hoje, o 3008 é vendido no Brasil apenas com motor 1.6 THP de 165 cv de potência e câmbio automático de 6 marchas. Fica a expectativa para chegada da nova linhagem. (Motor 1/Dyogo Fagundes)