Stellantis mantém ritmo de crescimento em maio e se destaca no mercado sul-americano

Motor Mais

 

A Stellantis encerrou o mês de maio como líder no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul. Foram emplacados mais de 68 mil veículos na região, representando 22,4% de market share. No acumulado do ano, a empresa manteve seu desempenho de liderança no mercado sul-americano, com 333 mil unidades vendidas e 22,8% de participação.

 

Na Argentina, a Stellantis avança na liderança do mercado automotivo, com 8,8 mil unidades vendidas no quinto mês do ano. Já no período de janeiro a maio, o mercado argentino registrou 45,7 mil veículos emplacados, com uma participação de 31,6% da empresa.

 

Mercado brasileiro

 

No Brasil, a Stellantis encerrou o mês de maio com 53,9 mil veículos emplacados, alcançando uma participação de mercado de 29,3%. No acumulado do ano, a empresa mantém a liderança de vendas no Brasil, com mais de 259 mil unidades emplacadas e uma participação de 29,6% nas vendas totais no período.

 

Fiat retoma posição de liderança

 

Em maio, a Fiat conquistou 21% de market share, com 38.686 veículos emplacados, 11 mil unidades a mais do que o segundo colocado. A marca também apresentou um crescimento de 0,9 ponto percentual em participação de mercado comparado ao mês anterior. Além disso, a picape Strada garantiu a posição número um do pódio no quinto mês do ano, com 6,0% de market share, retomando a liderança.

 

A Fiat encerrou o mês com três modelos entre os dez mais vendidos. Em primeiro lugar, a Strada registrou 10.973 veículos vendidos. O Mobi ficou na sexta colocação, com 6.148 emplacamentos, enquanto o Argo alcançou a nona posição, com 5.552 unidades comercializadas. Vale destacar ainda o resultado da Fiat Toro em maio, que garantiu a maior participação no mercado em geral desde agosto de 2023, com 2,3%, e em seu segmento desde setembro do mesmo ano, com 44,2%, e ainda liderou entre as C e D picapes com 4.313 unidades vendidas.

 

Jeep cresce em participação de mercado

 

Em maio, a Jeep emplacou 8.643 veículos, o que fez com que a marca subisse no ranking das mais vendidas no Brasil, alcançando a sexta colocação e aumentando sua participação de mercado em 0,2 p.p. comparado ao mês anterior.

 

Um dos destaques da marca em maio foi o Commander, que atingiu seu melhor desempenho em 2024. Com um total de 1.175 unidades emplacadas em maio e 5.495 unidades no acumulado do ano, o modelo se consolida como o SUV de sete lugares mais vendido do país.

 

Já o Compass manteve a liderança entre os SUVs médios no acumulado do ano, com 18.847 unidades vendidas em 2024. Essas vendas, somadas à boa performance do Jeep Renegade, com 18.957 emplacamentos no ano, fizeram a Jeep chegar às 43.751 unidades vendidas em 2024. Vale ressaltar, ainda, que ambos estão no top 10 dos SUVs mais comercializados do Brasil esse ano.

 

Ram mantém crescimento nas vendas

 

Em maio, a Ram registrou um aumento de 208% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023, com 2.274 veículos comercializados, atingindo 1,27% de participação no mercado total. A Rampage, primeira picape Ram produzida no Brasil, continua sendo o destaque nas vendas da marca, com 1.733 unidades comercializadas em maio.

 

Em relação aos resultados de vendas da Ram no acumulado do ano, a marca emplacou 196% a mais que no mesmo período de 2023, alcançando 1,4% de participação no mercado total. Com 11.881 picapes comercializadas, a Ram se classifica no top 5 do mercado de picapes. (Motor Mais)