Frota & Cia
A montadora tcheca Tatra Trucks apresentou a nova geração da linha Phoenix, que traz as novas cabines XDC e motores MX-11 e MX-13 da DAF na Europa, reforçando uma antiga parceria entre as duas marcas. Os clientes terão à disposição transmissões automatizadas ZF TraXon ou automáticas da Allison, de acordo com cada modelo e versão. A renovação do portfólio da Tatra estava sendo desenvolvida desde 2022.
Novo Tatra Phoenix
“A cabine estará disponível tanto na versão curta quanto na versão estendida e leito com teto elevado com uma ou duas camas. O motorista terá um moderno painel digital com ergonomia aprimorada e controles simplificados. A cabine também terá assentos anatômicos com suspensão pneumática recém-projetados, proporcionando assentos seguros e saudáveis”, explica Radomír Smolka, membro do conselho de administração da Tatra Trucks e responsável pela pesquisa e desenvolvimento.
Novo Tatra Phoenix
Disponível nas versões 4×4, 6×6, 8×8 e 8×6, a Tatra mantém o seu tradicional e robusto chassi na nova geração Phoenix. Outras configurações, como um 10×10, por exemplo, também são possíveis e serão atendidas de acordo com a necessidade do cliente.
Novo Tatra Phoenix
Os motores MX-11 estarão disponíveis em versões de potência de 400 e 440 cv, e os motores MX-13 em versões com potência de 420, 470 ou 520 cv. As transmissões automatizadas ZF TraXon estarão disponíveis como padrão, sendo que as caixas automáticas Allison podem ser equipadas opcionalmente. Os novos caminhões Tatra Phoenix não serão mais oferecidos com transmissão manual. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)