Chile continua com vendas fracas de comerciais

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Em maio, o mercado chileno registrou mais um mês com vendas em queda em relação a 2023. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), foram comercializados 1.067 veículos (919 caminhões e 148 ônibus), com queda de % em comparação com os 1.2 do mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, a queda é de 18,2%, com 5.555 unidades, contra 6.792 de janeiro a maio de 2023.

 

Segundo a ANAC, os menores investimentos em bens duráveis, a lenta recuperação do mercado de trabalho e as restrições para a liberação de crédito impedem o dinamismo da economia chilena e esse obstáculo impacta no desenvolvimento dos setores produtivos, entre os quais, a indústria automobilística que apresenta permanente queda de venda.

 

A fase negativa do mercado chileno de caminhões teve início em abril de 2022 e durou 23 meses, sendo interrompida em abril passado. Mas, após um mês positivo nas vendas de caminhões, voltou a apresentar nova queda.  O período de queda de vendas de ônibus ocorreu em junho de 2023 e permanece desde então, com exceção de setembro do ano passado, quando as vendas cresceram em relação ao mesmo mês do ano anterior.

 

As vendas de caminhões registram, em maio, queda de 27,9% com 919 unidades. No acumulado dos cinco primeiros meses, a retração é de 12,0%, com 4.686 unidades, contra 5.322 veículos do mesmo período de 2023.

 

O mercado de ônibus registrou a contração de 14,5% em maio, ao fechar o mês com 148 unidades comercializadas, contra 173 unidades de maio do ano anterior. Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas acumuladas somaram 869 veículos novos, com uma redução de 40,9% em comparação com as 1.470 de janeiro a maio de 2023.

 

Vendas de caminhões e ônibus

 

A Mercedes-Benz liderou o mercado de caminhões em vendas acumuladas, com 752 unidades que corresponderam a 16,0% de participação, à frente da Volvo, com 513 (10,9%); Chevrolet, com 435 (9,3%); Volkswagen, com 410 (8,7%) e Scania, com 363 (7,2%).

 

O segmento leve teve a liderança da marca JAC, com 96 veículos faturados que correspondem a 20,1% do mercado, seguido pela Foton, com 85 e 17,8%; pela Fuso, com 76 (15,9%); Hino, com 64 (13,4%) e pela Chevrolet, com 53 (11,1%).

 

No segmento médio, a Chevrolet somou 313 unidades, com 24,3% do mercado e seguida pela Hino, com 242 (18,2%); Fuso, com 241 (18,7%); Hyundai, com 12 (9,9%) e Volkswagen, com 101 (7,9%).

 

Na classificação de pesados, a liderança pertenceu à Mercedes-Benz, com 700 veículos (24,0%). Seguida pela Volvo, com 513 (17,6%); Scania, com 362 (12,4%); Volkswagen, com 304 (10,4%) e MAN, com 182 (6,2%); Volkswagen

 

No segmento de ônibus, a liderança foi da Yutong, com 291 veículos e 33,3% de participação de mercado, seguida pela Mercedes-Benz, com 162 (18,6%); Scania, com 96 (11,0%); Volvo, com 83 (9,6%), e pela Zhongtong, com 65 unidades e 7,5% de market share. (Truck & Bus Builder América do Sul)