Tragédia gaúcha reflete nas vendas de usados em maio

Frota & Cia

 

Como consequência dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul no mês passado, não houve nenhuma transferência de veículo no estado entre os dias 07 e 26 de maio no estado, de acordo com levantamento da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados) sobre as vendas de veículos usados durante o mês de maio. Dessa forma, houve queda de 78% no volume de transferências, o que representa 21.184 unidades contra 97.584 unidades em abril, no RS.

 

Em termos nacionais, a variação por conta do resultado no Sul, ficou negativa em 8,2%. Mas, mesmo assim, as vendas Brasil fecharam com um resultado acumulado positivo de 6,6% em relação a 2023, chegando a um total de 6.048.587 veículos comercializados no período.

 

“Pelas proporções que esse acontecimento atingiu, estimamos que a economia ainda levará um bom tempo para se recuperar plenamente. Isso é realmente preocupante, na medida em que a contribuição das vendas do Estado, no resultado nacional, é grande. Vamos acompanhar com atenção a recuperação dos negócios mês a mês e o impacto que elas terão até o final do ano“, destaca Enilson Sales, presidente da Fenauto.

 

Entre os veículos comerciais leves que mais foram transferidos em maio, a liderança ficou com a Fiat Strada, com 28.246 registros. A segunda posição ficou com o modelo Volkswagen Saveiro, com 17.422 unidades. Um pouco atrás, o terceiro veículos na preferência dos consumidores de usados foi a Toyota Hilux, com 14.144 transferências. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)