Motor 1
Em baixa nos últimos meses, o Peugeot 208 terá novidades importantes em breve para o Brasil. O hatchback será reestilizado, adotando a mesma identidade que na Europa e, depois de ser visto em testes, agora aparece no registro do desenho industrial de diversas peças, publicado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A expectativa é que o compacto seja lançado ainda no 2º semestre, após a chegada do 2008 renovado.
Enquanto na Argentina o novo Peugeot 208 já apareceu registrado por completo, aqui o INPI concedeu o registro de somente alguns componentes do hatch até o momento. O pedido de proteção do desenho foi feito para peças como grade dianteira, lanternas, luzes de iluminação diurna em LED, para-choque e até uma entrada de ar secundária.
O registro mostra algumas coisas interessantes. São duas grades diferentes, uma delas com uma área trapezoidal na parte inferior, o que normalmente é feito para colocar o radar para um controle de cruzeiro adaptativo. Outro item, mas que ainda gera dúvidas se será adotado agora no Brasil, é o novo logotipo, que usa um escudo bem maior ao invés do antigo desenho com somente um leão. A Peugeot já tem utilizado o novo emblema em seu site e concessionárias, então é possível que os carros passem a contar com este logo a partir deste ano.
Temos também dois tipos de lanternas. Ambas utilizam LED para as linhas verticais, com a diferença que uma tem as luzes de seta na parte inferior e utilizando lâmpadas, um esquema adotado pelas versões mais baratas na Europa. A configuração GT reposiciona as setas mais acima, entre a primeira e a segunda linha iluminada, e passa a utilizar lâmpadas de LED. A existência destas diferenças visuais para o modelo produzido na Argentina já havia sido adiantado pelo registro do carro no país vizinho, como publicado em fevereiro.
A reestilização ainda trará mudanças na mecânica, com o fim do 1.6 EC5 aspirado de quatro cilindros para o Brasil – o motor seguirá em produção para outros mercados. Assim, o hatch estará disponível somente com os propulsores da Fiat, com o 1.0 Firefly aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm nas versõs de entrada, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas; e o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, este sempre com a transmissão CVT de 7 marchas simuladas.
Espera-se que o novo Peugeot 208 chegue às lojas no 2º semestre, mas a data exata é um mistério neste momento. Até o momento, a Stellantis confirmou somente o lançamento do novo 2008, sem dar uma data. E há diversas barreiras atrapalhando os planos, como a greve do Ibama, que tem impedido a Fiat Titano de chegar às lojas, além da dificuldade para pagar fornecedores argentinos por conta da falta de dólares. Se o hatchback ainda estiver nos planos para este ano, seu lançamento deve acontecer no último trimestre. (Motor 1/Nicolas Tavares)