Renault recorrerá aos chineses para fazer próxima geração do Twingo

Motor 1/Automotive News Europe

 

Previamente revelada no final do ano passado através de conceito, a próxima geração do Renault Twingo caminha para sair da fase de protótipo e virar modelo de produção. O desenvolvimento já está sendo tocado internamente e deverá ser finalizado por volta de 2026, quando o compacto retornará ao mercado com visual retrô e propulsão totalmente elétrica.

 

Inicialmente, a Renault planeja desenvolver o novo Twingo em parceria com a Volkswagen a partir de esforço conjunto para cada marca ter seu próprio carro elétrico barato e acessível na Europa. No entanto, as negociações falharam e os alemães decidiram tocar seu projeto de EV de entrada sozinhos. A Renault, então, saiu em busca de novos parceiros e, segundo reportagem recente da agência Automotive News, parece tê-los encontrado na China.

 

Embora sem revelar detalhes, tudo indica que os franceses fecharam aliança com importante marca chinesa e o novo Twingo será desenvolvido a partir deste acordo. A parceria ajudará a Renault a acelerar o tempo de desenvolvimento do projeto e reduzir consideravelmente os custos, uma vez que as plataformas próprias existentes no portfólio da empresa são caras demais para cumprir o preço mínimo prometido de pouco menos de 20.000 euros para o compacto.

 

Apesar do segredo envolvido em torno do projeto, tudo indica que os chineses ficarão responsáveis por todo o desenvolvimento técnico e de engenharia (principalmente plataforma), enquanto a Renault cuidará ela própria de aspectos como design externo e elementos do interior. Além disso, a produção será estabelecida na Europa – muito provavelmente na Eslovênia.

 

A estratégia não é nova entre marcas europeias e foi usada recentemente pela BMW com a Mini. O Cooper de nova geração, totalmente elétrico, adota plataforma chinesa desenvolvida em parceria com a GWM, mas com design característico da fabricante britânica. A parceria ajudou a baratear custos e reduzir o tempo de desenvolvimento do projeto. (Motor 1/Automotive News Europe/Dyogo Fagundes)