Frota & Cia
A Agrale está oferecendo ônibus com transmissão automática para o programa Caminho da Escola, do Governo Federal. Os chassis são disponibilizados em versões 4×2, 4×4 e piso baixo, sendo todos equipados com a caixa Allison T2100 xFE, projetadas para otimizar a condução em terrenos desafiadores, como lama, cascalho ou areia.
“Somos mais uma fornecedora do programa Caminho da Escola de chassi para micro-ônibus com câmbio automático”, destaca Edson Martins, diretor de Vendas da empresa. “Esse desenvolvimento em parceria com a Agrale demonstra as possibilidades das grandes empresas apresentarem e fornecerem soluções que que atendam as demandas do mercado”, complementa Gabriel Ruggiero, diretor Regional da Allison Transmission.
Recentemente, a montadora nacional venceu uma licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o fornecimento de 400 micro-ônibus Agrale Marruá AM200 MO Escolar, encarroçados sobre o chassi de um veículo off-road, que deverão ser utilizados para o transporte de alunos em localidades remotas.
Marcopolo
No final de 2023, a Marcopolo conquistou uma licitação do programa Caminho da Escola para o fornecimento de até 7.720 veículos para as secretarias de Educação de municípios de todo o País, que podem ser encomendados e entregues até o fim de 2024. Até o momento, a marca já produziu 712 unidades e entregou 463 ônibus, incluindo modelos com transmissão automática.
A fabricante está habilitada a fornecer 2.120 micro-ônibus da marca Volare, com as seguintes configurações: 1.100 unidades do modelo Attack 8 4×4 (ORE1 4×4), sendo 100 veículos com transmissão automática; 840 unidades do Volare Access (Onurea2), sendo 40 com transmissão automática, e 180 do modelo Attack 8 (ORE1) com transmissão automática.
Os demais 5.600 ônibus podem ser fornecidos pela Marcopolo com chassis Volksbus 8.180E e 8.180 montados sob carrocerias da marca Neobus, modelo Thunder. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)