Jornal do Carro
Muita gente reclama da falta de infraestrutura para o recarregamento de carros no Brasil. Mas, como brasileiro gosta de novidade e se liga em tecnologia, as vendas de modelos eletrificados seguem “bombando” no mercado nacional. Só no primeiro quadrimestre deste ano, registrou-se 51.296 vendas de veículos elétricos e híbridos por aqui, afirma a ABVE. Isso representa salto de 162% na comparação com o mesmo período do ano passado. E essa tendência de alta fez do País o maior mercado do mundo para carros eletrificados fabricados na China.
De acordo com informações da Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril. Desse modo, o País superou a Bélgica como principal destino para carros chineses eletrificados. Isso porque, em janeiro, o Brasil ocupava a décima posição deste ranking.
Se por um lado o Brasil vem consumindo cada vez mais carros elétricos, a Europa tem deixado a importação de modelos chineses um pouco de lado. Espanha, França e Noruega, por exemplo, diminuíram a demanda entre janeiro e abril. Um dos motivos para a baixa – além da própria falta de interesse do consumidor – é a investigação de subsídios pela União Europeia sobre veículos elétricos chineses. Isso levou as chinesas a se interessarem por outros mercados, como Sudeste Asiático e América do Sul, por exemplo.
Carros em geral
Apesar das sanções de países ocidentais por conta da guerra contra a Ucrânia, a Rússia continua como o maior destino de exportação para a China – contando todos os tipos de carros. Só nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações para lá aumentaram 23%. Foram, no total, 268.779 veículos. Já quando se fala em Brasil, o número é surpreendente. Aumento de 536%. Foram, portanto, 106.448 unidades no período.
Chinesas vão virar locais
Quem detém a maior fatia desse bolo, a princípio, é a BYD. A fabricante se mantém como a montadora líder no processo de eletrificação dos veículos leves no Brasil. Em abril, foi responsável por praticamente metade dos emplacamentos (7.045), com participação sobre o mercado de eletrificados de 46,3%. Só o Dolphin Mini chegou às 3.143 unidades no mês passado e, como contou o Jornal do Carro, vendeu mais que o tradicional Toyota Corolla. E as vendas estão tão boas que, ainda neste ano, fica pronta a fábrica da montadora chinesa aqui no Brasil. O complexo vem sendo montado nas instalações da antiga fábrica da Ford, em Camaçari (BA).
Quem também já está trabalhando na construção da fábrica é a GWM. A chinesa, no entanto, terá como base a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, interior paulista. A ideia é que a planta brasileira comece a operar no segundo semestre de 2024. E tem mais fabricantes vindo ao País.
O top five no Brasil
No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, as cinco montadoras que mais emplacaram veículos eletrificados no Brasil foram:
1ª) BYD – 21.984
2ª) GWM – 8.016
3ª) Toyota – 6.950
4ª) Caoa Chery – 3.082
5ª) Volvo – 2.043
(Jornal do Carro/Vagner Aquino)