AutoIndústria
Considerado pela Volvo como um dos seus mais importantes lançamentos globais, o elétrico EX30 desembarcou no mercado nacional após a temporada de pré-venda iniciada em setembro do ano passado. Chega por aqui em quatro versões com preços entre R$ 229.950 a R$ 293.950.
O modelo entra na oferta da marca como meio para conquistar de novas ambições. Segundo Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, o carro permite ampliar a atuação de mercado da Volvo, onde até então era opção a público restrito.
A marca entende que a oferta atual com o XC40, C40, XC60 e XC90, a quantidade de rivais não se mostra tão grande como também a concorrência não tão acirrada.
“Estamos saindo de um segmento de nicho, que movimenta cerca de 50 mil carros ao ano, para uma faixa bem maior da indústria, que gira em torno de 500 mil unidades e que chamamos de segmento expandido. É este tipo de crescimento que o EX30 vai nos proporcionar”, resume Godoy.
A intenção é ousada: dobrar as vendas da Volvo no País em até o fim do ano. “Na ocasião de definir os objetivos para 2024 junto à rede de concessionárias, recebemos algumas perguntas sobre o como projetar o volume de vendas deste carro, e aí nossa resposta foi simples: vamos dobrar de tamanho, confiem e apostem’’, conta Chistian Becker Sahd, diretor de Vendas da marca.
De acordo com a Volvo, o ano passado foi o melhor de sua história no País, ao registrar emplacamentos de 8,6 mil veículos, volume 65% superior ao registrado no ano anterior.
Junto a meta que persegue com o EX30, a Volvo também promove crescimento de rede e contribuição na infraestrutura de recarga. A marca trabalha para aumentar o número de concessionárias dos atuais 47 para 53 até o fim do ano e investe R$ 70 milhões para criar uma rede de 101 eletropostos, 50% já operam.
O EX30, projeto para já nascer elétrico, traz uma aparência atraente e empacota muita tecnologia e itens de segurança. Embora compacto, preserva espaço interno generoso devido aos 2,6 metros de distância entre eixos. Por dentro, chama atenção os poucos botões ou teclas, quase tudo fica centralizado na central multimídia em tela de 12,3 polegadas.
Tem ainda seis airbags, detector de fadiga, assistente de partida em rampas, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa e monitoramento de pressão dos pneus.
A depender da versão, traz bateria de 51 kW (de entrada) ou 69 kW (demais variantes), o que se traduzem em alcance de 250 km ou 338 km, respectivamente, pelo ciclo do Inmetro. O conjunto elétrico do EX30 desenvolve 272 cv e 343 Nm.
Versões e preços:
EX30 Core Single Engine (51 kWh): R$ 229.950
EX30 Core Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 249.950
EX30 Plus Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 277.950
EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 293.950
(AutoIndústria)