Frota & Cia
A Volvo Trucks está desenvolvendo caminhões com motores de combustão movidos a hidrogênio. Os testes em estrada com estes veículos terão início em 2026 e o lançamento comercial está previsto para o final desta década. Estes modelos serão, especialmente, adequados para distâncias mais longas e em regiões onde a infraestrutura de carregamento ou o tempo para recarregar as baterias são limitados.
“Os caminhões onde o motor de combustão interna tradicional permanece, mas funciona a hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que os nossos modelos a diesel, mas com o benefício adicional de emissões potencialmente nulas de CO2 do poço até à roda. Serão um complemento valioso para os nossos caminhões elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos”, afirma Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produto e Qualidade da Volvo Trucks.
Os caminhões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogênio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. As vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.
“É claro que são necessários vários tipos de tecnologia para descarbonizar o transporte pesado. Como fabricante global de caminhões, precisamos apoiar os nossos clientes, oferecendo uma variedade de soluções de descarbonização, e os consumidores podem escolher a sua alternativa com base na aplicação de transporte, na infraestrutura disponível e nos preços da energia verde”, afirma Hjelmgren.
O Grupo Volvo assinou um acordo com a Westport Fuel Systems para estabelecer uma joint venture utilizando a tecnologia HPDI. A nova empresa deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2024, após a conclusão formal do negócio. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)