Scania anuncia caminhão basculante autônomo para 2026

Frota & Cia

 

A Scania iniciou as vendas de caminhões basculantes de mineração autônomos de 40 toneladas na Austrália. Um modelo alternativo, de 50 toneladas, será lançado em breve naquele mercado. As primeiras entregas, todavia, estão previstas para 2026. O próximo mercado para os caminhões autônomos da Scania será o da América Latina, região em que a montadora possui presença significativa no segmento de mineração.

 

“A transição da pesquisa e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autónomo em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora”, afirma Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania.

 

O mercado da mineração é visto, há muito tempo, como um dos ambientes mais promissores para veículos autônomos, pois podem contribuir para condições de trabalho mais seguras e operações mais eficientes.

 

Nos últimos dez anos, a Scania investiu fortemente no desenvolvimento de veículos autônomos. As inovações incluem aplicações para transporte hub-to-hub em rodovias, bem como veículos autônomos para áreas confinadas, como em minas. O caminhão basculante autônomo da Scania foi desenvolvido em estreita cooperação entre o departamento de P&D com os clientes da indústria mineradora, com testes extensivos nas condições mais adversas da vida real.

 

“É, provavelmente, o projeto de pesquisa e desenvolvimento mais ambicioso que realizamos até agora em conjunto com um cliente e estou muito satisfeito com o resultado. Graças a todas as verificações rigorosas e aos numerosos testes no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autônomo ideal para minas”, conclui PeterHafmar. (Frota & Cia//Gustavo Queiroz)