MDIC ainda avalia cerca de 50 pedidos de habilitação ao Mover

AutoIndústria 

 

Ao participar do Seminário de Segurança e Conectividade 2024, da AEA, na manhã desta quinta-feira, 16, a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, Margarete Gandini, revelou que está perto de 120 o número total de pedidos de habilitação ao Mover.

 

Há exatamente uma semana, dia 10, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços revelou que havia chegado a 69 o número de empresas habilitadas ao Programa de Mobilidade Verde e Inovação.

 

“Tínhamos 108 pleitos na ocasião, mas novos chegaram esta semana e agora já são cerca de 120”, informou Margarete, aproveitando o evento da AEA para comemorar a alta receptividade ao Mover.

 

Como 69 dos quase 120 já foram aprovados, há pelo menos 50 pedidos em análise no âmbito do ministério. São projetos envolvendo inovações tecnológicas, novas linhas de produção, serviços de pesquisa e desenvolvimento e até uma proposta de relocalização para o Brasil de uma fábrica de motores da Stellantis instaladas em outro país. Pelas informações da

 

Durante o seminário, a representante do MDIC citou dados da Anfavea que indicam investimentos de R$ 130 bilhões por parte das montadoras até o final desta década, valor recorde na história do setor. “É um valor que não contempla os investimentos das autopeças, que pretendemos levantar também”.

 

Sobre o Mover, Margarete destacou que a intenção é fazer do Brasil um hub de tecnologia. Além dos projetos contemplados no programa automotivo, estão sendo debatidos, em paralelo, a renovação de frotas para veículos pesados, concessionárias do futuro, corredores sustentáveis e inspeção técnica voluntária para leves. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)