AutoIndústria
No recorte das vendas de caminhões pesados, faixa mais representativa do mercado do segmento, com 53% dos emplacamentos de um total de 37,2 mil unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano, a Scania se sobressai dentre as seis marcas que participam.
De acordo com os dados da Anfavea, a fabricante acumulou 5,8 mil licenciamentos no período, volume que além de expressar um crescimento de 78,5% sobre igual intervalo do ano passado, representou 29,5% dos 19,8 mil pesados entregues.
A Volvo vem logo atrás com quase 5,6 mil caminhões pesados vendidos. O número, que tal qual a conterrânea rival revela expansão, de 24,2%, participou com 28,2% dois emplacamentos da categoria.
A Mercedes-Benz foi a terceira fabricante que mais vendeu pesados no primeiro quadrimestre ao anotar 3,3 mil licenciamentos, 16,6% das vendas do segmento. Mas ao contrário das suecas, o volume negociado pela marca da alemã Daimler traduziu queda de 24,1%.
Outra que se mantém em crescimento é a DAF, quarta montadora no ranking das vendas de pesados. De janeiro a abril, a fabricante de Ponta Grossa (PR) acumulou 2,5 mil unidades licenciadas, alta de 23% e participação de 13% nos emplacamentos da categoria.
Ao vender no primeiro quadrimestre 1,8 mil pesados, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acabou anotando queda 14% nas entregas de pesados. O volume registrado permitiu fatia de 9,3% nas vendas.
Por fim, a Iveco também apurou baixa, de 17,3%, com 664 caminhões pesados negociados ou 3,3% de participação nos licenciamentos da classe.
Ranking de marcas – Caminhões pesados – 1º quadrimestre 2024
Marca – Jan-abril 2024 – Jan-abril 2023 – Variação (%) – Participação (%)
Scania – 5.866 – 3.286 – 78,5 – 29,5
Volvo – 5.590 – 4.502 – 24,2 – 28,1
Mercedes-Benz – 3.299 – 4.345 – -24,1 – 16,6
DAF – 2.574 – 2.093 – 23 – 13
VWCO – 1.840 – 2.140 – -14 – 9,3
Iveco – 664 – 803 – -17,3 – 3,3
(AutoIndústria/Décio Costa)