Toyota avança com lojas T-Service focadas em manutenção de veículos usados

Motor 1

 

Iniciado no Brasil há pouco mais de um ano com apenas duas lojas, o projeto de oficinas T-Service da Toyota cresceu e vem rendendo resultados importantes para a marca. Focada em serviços de manutenção para modelos multimarcas fora da garantia, a rede já conta com 9 pontos e deverá abrir pelo menos mais 7 até o final do ano.

 

Nas lojas T-Service, a Toyota atende veículos com garantia expirada das mais variadas marcas, embora a clientela seja majoritariamente formada por proprietários de modelos da própria montadora. “80% dos clientes são Toyota”, explica José Ricardo Gomes, diretor comercial da T-Service. Só de modelos Toyota, Gomes estima que a frota-alvo seja de mais de 1,3 milhão de unidades.

 

Nas lojas, são oferecidos serviços mecânicos em geral, incluindo troca de óleo, filtros e pneus, além de manutenção preventiva. Outro diferencial importante é o uso de produtos originais, já que os componentes são adquiridos nos mesmos fornecedores da Toyota. Os parceiros das oficinas também são os mesmos grupos concessionários, o que reforça a sinergia dos serviços e a integração dos negócios.

 

O avanço da T-Service é reflexo do potencial deste nicho no mercado nacional e das ambições da Toyota em abocanhar parte dos R$ 60 bilhões que serviços do tipo movimentam em todo o país. Não por acaso, outras grandes montadoras também têm investido na área. A Stellantis, por exemplo, adquiriu no início do ano 70% da rede DPaschoal – tradicional empresa de prestação de serviços automotivos com mais de 120 lojas e atuação em pelo menos 14 estados do país.

 

A General Motors, com o mesmo objetivo, tem investido cada vez mais na divisão ACDelco. Assim como o T-Service, a rede da GM oferece peças originais, mão-de-obra especializada e equipamentos de diagnóstico de última geração. (Motor 1/Dyogo Fagundes)