Novo Honda HR-V reestilizado é registrado no Brasil

Motor 1

 

Apresentado no Japão em abril, o Honda HR-V reestilizado já dá os sinais de que chegará ao Brasil em breve. A fabricante japonesa registrou algumas peças como grade, para-choque e lanternas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), justamente os componentes que foram modificados no SUV compacto. Porém, não espere por um lançamento este ano, pois a marca já prepara a chegada da linha 2025 ao mercado, então o facelift só deve aparecer no modelo feito em Itirapina (SP) no ano que vem.

 

A Honda pediu o registro de peças separadas do HR-V, o que normalmente é feito quando a marca irá lançar o veículo no país. Os registros foram feitos para a lanterna traseira, grade frontal e para-choque dianteiro. A grade abandonou o formato hexagonal e agora é retangular. A versão registrada usa filetes horizontais, estilo adotado pelas configurações EXL e EX, as mais baratas, mas pode esperar por uma variante em forma de colmeia para as versões Touring e Advance.

 

O para-choque acompanhou essa mudança e perdeu a entrada de ar dividida na região da placa, agora contando com uma única grade inferior. Os vincos foram redefinidos, retirando a linha ascendente que vinha das luzes de neblina. No caso da lanterna, a alteração foi o desenho interno, usando uma faixa horizontal em LED, lugar das linhas pontilhadas no contorno da peça.

 

São alterações bem sutis, mas que fazem parte do DNA da Honda, que sempre foi muito conservadora na hora de renovar os seus veículos. As demais mudanças podem não chegar ao Brasil, pois o SUV recebeu o sistema de faróis adaptativos usado pela nova geração do Civic, embora seja um item opcional no Japão. A outra alteração foi no sistema híbrido, que ainda não é oferecido por aqui, que ficou mais eficiente.

 

Em abril, a Honda anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil, no período entre 2024 e 2030, que será usado para produzir o novo WR-V no Brasil e para um novo modelo híbrido flex. Embora não tenha dado detalhes, o HR-V é um dos possíveis modelos que podem receber uma motorização híbrida no futuro.

 

Enquanto isso não acontece, o HR-V renovado deve chegar às lojas em 2025, mantendo os motores atuais. Ou seja, terá o 1.5 aspirado de quatro cilindros, que gera 126 cv e 15,8 kgfm de torque nas versões de entrada; e o 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm nas configurações mais caras. Ambos utilizado uma transmissão automática do tipo CVT de 7 marchas simuladas. (Motor 1/Nicolas Tavares)