O Estado de S. Paulo
O Niro Rio Open Limited Edition é uma série especial do crossover que celebra o apoio da marca sul-coreana ao torneio de nível ATP 500 do calendário internacional de tênis. Com 100 unidades, o crossover híbrido é baseado na versão de topo, SX Prestige, e tem preço sugerido de R$ 231.790.
Para comparação, o Toyota Corolla Cross, SUV híbrido mais vendido do Brasil, parte de R$ 210.190. Em dimensões, o Niro tem 4,42 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura (pessoas com mais de 1,8 m podem raspar a cabeça no teto) e 2,72 m de distância entre os eixos. O porta-malas tem 425 litros.
No modelo da Toyota, são, respectivamente, 4,46 m, 1,82 m, 1,62 m e 2,64 m. A capacidade do bagageiro é de 440 litros. Assim, embora seja mais curto, o Kia oferece maior espaço interno para cinco ocupantes.
Como diferencial, a série limitada é oferecida exclusivamente na cor vermelha. Além disso, há apliques alusivos à edição, além do número da unidade – de 1 a 100.
A ampla lista de equipamentos traz itens como bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, além de aquecimento e ventilação. Há opções de modos de condução e arcondicionado automático.
Com peso de 1.394 kg, o Niro tem respostas suaves de direção e ótimo isolamento acústico. O trem de força é formado pelo motor 1.6 de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina, e outro elétrico. Combinando com a bateria de 240V, a potência é de 141 cv e o torque, de 27 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas.
Como é de praxe, na cidade o sistema prioriza a propulsão elétrica. Com isso, segundo dados do Inmetro, o consumo é de 19,8 km/l. Por sua vez, na estrada a média é de 17,7 km/l. E, como o tanque de gasolina tem capacidade de 42 litros, a Kia informa que a autonomia chega a 800 km.
Esse número é obtido no modo Eco de condução. No Sport, as respostas são mais diretas. Seja como for, esportividade não é a proposta do Niro. De acordo com a Kia, acelerar de 0 a 100 km/h leva 10,8 segundos.
Bom acabamento
Outro destaque do Niro é o acabamento. Na cabine, os revestimentos combinam plástico duro com materiais macios ao toque. Os revestimentos dos bancos são feitos de um material a base de folhas de eucalipto, que imitam couro. A iluminação interna é de LEDs e há teto solar.
Duas telas digitais de 10,25 polegadas cada formam um conjunto único. Uma faz as vezes de painel de instrumentos e a outra serve ao sistema multimídia, além de projetar as imagens captadas pela câmera na traseira. Há conexão com Apple CarPlay e Android Auto.
O pacote de equipamentos inclui carregamento de celular por indução. Além disso, há portas do tipo USB-C na dianteira e saídas do ar-condicionado de duas zonas na traseira.
O Kia Niro também traz sistema de abertura das portas sem uso de chave. Assim como partida do motor por meio de botão no painel frontal.
Em relação à segurança, a lista de itens também é grande.
Há, por exemplo, sensor de ponto cego, oito air bags e assistente de prevenção a risco de colisão dianteira.
Nas laterais, chama a atenção o belo desenho das rodas de liga leve de 18”. Atrás, destacam-se as lanternas de LEDs em formato de bumerangue, que avançam pela parte lateral dos para-lamas. O espia, por sua vez, lembra o da versão hatch do Ford Focus que foi vendido no Brasil até 2019.
Embora seja mais caro que o Corolla Cross, o Kia Niro pode ser uma opção interessante por causa dos bons números de consumo e do amplo espaço para passageiros e bagagens. Além disso, o pacote de equipamentos agrada, assim como o acabamento, que se mostra bem superior ao de outros modelos da categoria. (O Estado de S. Paulo/Adrielle Farias)