BYD apresenta a picape híbrida Shark

Frota & Cia

 

A primeira picape híbrida plug-in da BYD foi apresentada com o nome de Shark (que significa tubarão em inglês) no México. O modelo recebe a Plataforma DMO Super Híbrida Off-road. O modelo possui 840 km pelo ciclo NEDC (New European Driving Cycle, que mede os níveis de emissões). Sua autonomia puramente elétrica é de 100 km, ideal para deslocamentos urbanos e viagens de curtas distâncias rodoviárias, por exemplo.

 

Segundo o diretor de Design da BYD, Wolfgang Egger, a estética da caminhonete é inspirada em tubarões, misturando linhas futuristas com poder bruto. O veículo possui uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um cação para proporcionar aspecto de agressividade. As laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento de um seláquio em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.

 

Internamente, seu layout futurista foi desenvolvido por Michele Jauch-Paganetti, diretor de Design de Interior da BYD. Possui painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas.

 

“Como líder global em tecnologias de nova energia, a BYD permanece comprometida em criar soluções inovadoras para usuários em todo o mundo. Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, declarou Stella Li, vice-presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Américas.

 

Equipado com trem de força traseiro dedicado, sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5T, atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos que é capaz de promover uma aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos.

 

Aqui, vale um alerta aos clientes de veículos híbridos: os motoristas precisam usar o veículo corretamente, explorando ao máximo a sua motorização elétrica e deixando o motor diesel somente para completar trechos, como em longas viagens rodoviárias, por exemplo. Afinal, o peso da bateria tornará o consumo do combustível muito alto. Lembre-se que, além de pesar no bolso, a eletromobilidade tem vocação ambiental e este benefício não pode ser jogado fora por preguiça ou esquecimento em recarregar as eficientes baterias Blade do modelo.

 

A BYD Shark possui distância entre eixos de 3.260 mm.

 

A BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos por meio do sistema AWD elétrico, alinhando-se com o coeficiente de adesão ideal em diversas superfícies de estrada. A tecnologia DMO também ajuda na economia de combustível de 40%.

 

O modelo integra a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis). Em termos de segurança, observa-se um aumento de 22% na rigidez torsional do chassi, que melhora significativamente a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road.

 

A picape possui um sistema de suspensão independente Duplo A na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros. Construído sobre a arquitetura de tecnologia super híbrida DM, o modo de acionamento do motor abrange mais de 80% das condições de uso, permitindo uma viagem serena e suave.

 

Além disso, a BYD Shark oferece a função VTOL (vehicle-to-load), que transforma a caminhonete em uma “estação de energia móvel”, podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.

 

Tecnologia inteligente

 

Por meio de comandos de voz, os usuários da BYD Shark poderão comandar funções de ar condicionado, controlar a reprodução de música, entre outras tarefas. A picape introduz a tecnologia de chave digital NFC, permitindo que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.

 

A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução. Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)