Mediana da Selic sobe de 9,63% para 9,75%

O Estado de S. Paulo

 

Após o Comitê de Política Monetária (Copom) diminuir o ritmo de corte da taxa básica de juros (Selic), o mercado elevou a previsão de juros no fim de 2024 para 9,75% ao ano, ante 9,63% na última semana. Há um mês, o patamar era de 9,13%.

 

O Copom abandonou o forward guidance (sinalização dos próximos passos da política monetária) e na semana passada cortou a Selic em 0,25 ponto porcentual, para 10,50% ao ano. A decisão dividida do colegiado deixou os indicados pela gestão Lula do lado que seguiria a sinalização de redução de 0,50 ponto, enquanto diretores que já estavam no BC antes da mudança de governo optaram por diminuir o ritmo de cortes. Há grande expectativa pela ata, que será divulgada hoje.

 

Ao justificar a decisão, o BC disse entender que ela é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta neste e no próximo ano. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, informou o Copom. No Relatório de Mercado Focus, a projeção para a Selic no fim de 2025 seguiu em 9,00%, ante 8,50% há um mês. Para 2026, a projeção passou de 8,75% para 9,00%, ante 8,50% há um mês. (O Estado de S. Paulo/Fernanda Trisotto)