Frota & Cia
Você consegue imaginar a Lamborghini no mercado de veículos comerciais leves? Não? Nem eu. Mas, saiba que a montadora italiana famosa por automóveis superesportivos já teve a sua própria caminhonete. Trata-se do modelo LM002.
Obviamente, o Lamborghini LM002 não foi pensado para o trabalho. Mas, para ser um utilitário de altíssimo desempenho para as cidades, as estradas e, também, em pistas fora-de-estrada como terra, cascalho e neve. E, como não deixaria de ser, se tratava de um modelo de altíssimo luxo.
O Lamborghini LM002 foi produzido ao longo de cinco anos, entre 1986 a 1991. Atualmente, uma unidade do modelo pintada em preto, com o chassi nº 12.231, se encontra em exposição no museu Lamborghini, situado em Bolonha, na Itália.
O Lamborghini LM002 é considerado o pai dos utilitários esportivos de luxo e o seu desenvolvimento começou como um projeto para desenvolver um veículo off-road de alto desempenho para uso militar no final da década de 1970, com o nome de Cheetah.
O engenheiro da Lamborghini, Giulio Alfieri, ressuscitou o projeto em 1981 com o LM 001, que tinha um conceito inovador, já que seu motor era instalado na traseira do veículo. Depois, foi lançado o protótipo LMA com um trem-de-força montado na frente. O modelo do LM002 foi apresentado, pela primeira vez, no Salão do Automóvel de Bruxelas em 1986. Dessa forma, o Lamborghini LM002 chamou a atenção de todos com o motor V12 de 5,2 litros e 450 cavalos de potência a 6.800 rpm, sendo o mesmo propulsor que equipava o superesportivo Countach Quattrovalvole. O utilitário podia acelerar a mais de 200 km/h.
Sua carroceria era produzida em alumínio e fibra de vidro. Possui tração nas quatro rodas com três níveis de diferencial. Ele saia de fábrica equipado com pneus Pirelli Scorpion, especialmente desenvolvidos para rodagem em superfícies macias, como areia e neve, sendo considerado altamente durável para a época.
Durante o seu período de produção, a Lamborghini montou e comercializou 300 unidades do modelo. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)