AutoIndústria
O primeiro movimento mais relevante para produção de baterias na América Latina até agora está sendo dado pela BMW. O grupo alemão anunciou que, para poder produzir a Neue Klasse, a fábrica de San Luis Potosí, no México, montará localmente também as baterias que impulsionarão os novos elétricos da marca.
A empresa está desembolsando € 800 milhões no projeto, recursos que contemplam também a expansão da área de carroceria, montagem e áreas de logística. O primeiro automóvel mexicano da Neue Klasse, o Sports Activity Vehicle, tem previsão de chegar às ruas em 2027.
A linha de montagem de baterias ocupará mais de 80 mil metros quadrados do complexo. Sairão dela as células redondas recém-desenvolvidas para a Neue Klasse e que, segundo a montadora, têm densidade 20% maior, fornecerão 30% mais autonomia e com melhoria também de 30% no tempo de recarga.
“A montagem de baterias em San Luis Potosí fará parte de nossa rede de produção global. Ter fábricas de baterias próximas às de veículos elétricos torna a produção mais resiliente”, enfatiza Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG.
Além de San Luis Potosí, a BMW está erguendo linha de montagem de baterias na Hungria, China, Estados Unidos e Alemanha. Na planta mexicana, inaugurada em 2019, são fabricados atualmente os modelos Série 3 e Série 2. (AutoIndústria)