Vendas de caminhões no Chile reagem e mercado supera fase negativa

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A venda de veículos comerciais ficou praticamente estável em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com a ANAC (Associação Nacional Automotiva do Chile), foram comercializadas 1.182 unidades, seis a menos do que os 1.188 veículos, com queda de 0,5%.

 

O segmento de caminhões fechou o mês de abril com a venda de 1.032 veículos e crescimento de 13,7%, sobre as 908 unidades do mesmo mês de 2023, registrando o segundo melhor resultado do ano, apenas uma unidade a menos do que em janeiro. Em ônibus, o mercado chileno efetuou o licenciamento de 150 unidades, com queda de 46,6%, em relação aos 280 veículos vendidos no mesmo mês de 2023.

 

Em vendas acumuladas, o segmento de caminhões completou o quadrimestre com 3.767 veículos, total 6,8% abaixo dos 4.048 faturados no mesmo período de 2023. Já o setor de ônibus apresentou retração de 44,4%, com 721 unidades contra 1.297 de janeiro a abril de 2023.

 

O resultado das vendas de caminhões foi considerado como o rompimento de tendência negativa pela ANAC, que considerou que o desempenho registrado nos últimos meses foi consequência do esforço da rede de concessionárias, importadores e distribuidores do país para estimular as vendas.

 

De acordo com dirigentes da entidade, essas empresas promoveram o lançamento de novos modelos de veículos e versões com tecnologias, eficiência e equipamentos procedentes de diversos países e com atraentes ofertas, ampliando a linha de produtos disponíveis.

 

A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões, em abril, com 146 unidades (14,1% do mercado), seguida pela Volvo, com 122 veículos (11,8%), e pela Chevrolet, com 93 caminhões e 9,0% de participação. Em vendas acumuladas, a Mercedes-Benz manteve a liderança do mercado chileno, com 619 veículos, que representam 16,4% do mercado, seguida pela Volvo, com 413 (11,0%) e pela Volkswagen, com 343 e 9,1%.

 

Em ônibus, a Yutong voltou a ser a marca mais vendida do mês com 41 unidades, que corresponderam a 27,3% de participação, à frente da Mercedes-Benz, com 30 veículos e 20,0%, e pela Volvo, com 23 unidades e 15,3%.

 

A surpresa foi a brasileira Volare, marca da Marcopolo, na quinta posição entre as mais vendidas no mês, com 10 veículos, à frente da Scania, com 8 unidades, e de diversos fabricantes asiáticos. (Truck & Bus Builder América do Sul)