AutoIndústria
Abril foi o melhor mês de licenciamentos de veículos no Brasil em 2024. Levantamento preliminar das revendedoras e fabricantes aponta a negociação de cerca de 207,3 mil unidades entre automóveis e comerciais leves no mês passado. A média em 22 dias úteis foi de pouco mais de 9,4 mil unidades vendidas.
É a primeira vez no ano que o setor superou a marca de 200 mil veículos em um único mês. Trata-se de resultado de fôlego, já que representa crescimento de 17,8% ante os licenciamentos de março e de nada menos do que 37% frente às vendas registradas em abril do ano passado, limitadas então a menos de 162 mil veículos.
Encerrado o primeiro quadrimestre, o mercado interno absorveu 690,6 mil veículos leves. Em igual período do ano passado, foram registradas 588,5 mil unidades. Os mais de 101 mil emplacamentos adicionais representaram evolução sensível de 17%.
A Fiat manteve a liderança no mês, com 42,1 mil veículos licenciados e participação próxima de 20%. Teve mais uma vez, ainda que com folga, a Volkswagen em seu encalço, com 16,2%. A montadora alemã vendeu 33,6 mil automóveis e comerciais leves e superou a General Motors, cujos licenciamentos foram de 29,8 mil unidades, equivalentes a 14,4%.
A Toyota acumulou 17,3 mil emplacamentos (8,3%) e ficou à frente da Hyundai (15,7 mil e 7,5%), Renault (11,8 mil e 5,7%), Jeep (9,4 mil e 4,5%), Honda (7,2 mil e 3,4%) e Nissan (7,1 mil e 3,4%).
A décima marca mais vendida no mês foi a surpreendente BYD. A ainda importadora chinesa ficou praticamente empatada com Honda e Nissan ao negociar pouco mais de 7 mil veículos e perdendo por algumas poucas dezenas de emplacamentos
Com 21,9 mil unidades vendidas no primeiro quadrimestre, a BYD também repete a décima colocação ao deter 3,2% de participação e superar com tranquilidade a Caoa Chery (18,1 mil veículos) e Ford (11,8 mil).
Os números da marca chinesa chamam ainda mais a atenção — devido ao perfil mais amplo de produtos e extensão da rede de revendas das duas concorrentes — quando particularmente comparados aos da Citroën e Peugeot, que venderam, respectivamente, 2,9 mil e 1,9 mil unidades no mês passado e 9,7 mil e 7,1 mil ao longo dos primeiros quatro meses.
Em abril, à frente da Peugeot e praticamente junto com a Citroën apareceram a também novata e igualmente importadora chinesa GWM (2,3 mil) e a RAM (2,2 mil), marca também da Stellantis assim como as francesas, mas dedicada exclusivamente às picapes de luxo.
Dentre as líderes, a Volkswagen é a que que mais cresce em volume de vendas até agora em 2024. Com um total de 110,3 mil emplacamentos ou 29 mil a mais do que nos primeiros quatro meses de 2023, também persegue a Fiat, que negociou 143,6 mil veículos e respondeu por 20,8% dos negócios.
A GM alcançou no período participação de 12,5% (86,7 mil unidades) e a Toyota permanece na quarta colocação, com 59,3 mil licenciamentos e fatia de 8,6%. (AutoIndústria/George Guimarães)