Motor 1
Apresentada como protótipo no finalzinho de 2022, a versão puramente elétrica da picape Hilux está cada vez mais próxima de chegar ao mercado. Prova disso foi dada durante a abertura do Salão de Bangkok, na Tailândia, pela própria Toyota. Na ocasião, o CEO local da empresa, Noriaki Yamashita, falou sobre o modelo e confirmou que a produção em série será iniciada até o final de 2025.
O anúncio foi realizada logo depois de a Isuzu, forte rival da Toyota na região, confirmar que fabricará na Tailândia – também a partir do ano que vem – versão igualmente elétrica da picape D-Max (concorrente direta da Hilux). A Tailândia, vale pontuar, é importante centro regional de produção, desenvolvimento e exportação de veículos. As picapes médias constituem um dos segmentos mais populares do país.
Ainda durante a entrevista, Yamashita disse a Hilux elétrica está com desenvolvimento quase finalizado e que 12 unidades serão cedidas para a cidade turística de Pattaya, no leste da Tailândia, para uso experimental como transporte público. Apesar disso, detalhes específicos – como motores e baterias – continuam envoltos em mistério.
Tudo o que sabemos sobre a Hilux elétrica se resume ao conceito Hilux Revo BEV apresentado em 2022. O modelo foi apresentado com carroceria pintada na cor branca e equipado com elementos como grade com desenho exclusivo, rodas escurecidas e estribos laterais. A carroceria é do tipo cabine simples.
Mecanicamente, a Toyota divulgou apenas autonomia de 230 km e não revelou quaisquer dados sobre potência ou capacidade da bateria. No mercado global, o segmento de picapes puramente elétricas é explorado por modelos de grande porte – como Ford F-150 Lightning e Rivian R1T – e, no caso das médias, tem em oferta opções chinesas como JAC iEV-330P (vendida inclusive no Brasil) e Changan Lantuozhe EV (irmã da Fiat Titano). (Motor 1/Dyogo Fagundes)