Motor 1
A Nissan apresentou hoje sua nova estratégia global chamada “The Arc” (“O Arco”), que visa lançar 30 novos modelos em todo o mundo nos próximos três anos: 16 serão eletrificados (híbridos e elétricos), enquanto os 14 restantes terão motores de combustão interna convencionais.
A apresentação online de “The Arc” incluiu um desfile em forma de “teaser”, que incluiu a primeira prévia da próxima picape Frontier. No vídeo, contamos apenas 25 novos modelos, o que significa que a Nissan reservou os detalhes de outros cinco para mais tarde.
“The Arc” consistirá em várias estratégias regionais, incluindo a América Latina, onde a Nissan pretende introduzir vários modelos totalmente novos. Até 2030, a marca ainda menciona a introdução de uma “nova geração de picape de 1 tonelada” – ou seja, a Frontier – com motorização híbrida ou totalmente elétrica.
Mas não ficou só por isso. A Nissan ainda mencionou o interesse de usar sua participação na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para introduzir sua própria picape intermediária, com capacidade de carga aproximada de cerca de 500 kg. Aqui fica mais evidente o interesse da japonesa em ter sua própria versão da Renault Oroch. Por último, um dos elétricos que a Nissan pretende apresentar nos próximos anos será do segmento “A”, que costuma designar modelos subcompactos. Provavelmente a marca terá uma adaptação a partir da plataforma do elétrico Renault Kwid E-Tech.
O plano de negócios da Arc não inclui nenhum detalhe sobre uma possível colaboração entre a Nissan e a startup Fisker. No início do mês, a Agência Reuters informou que ambas as empresas estavam em “conversas avançadas” para estabelecer um acordo, no qual a Nissan poderia investir US$ 400 milhões na plataforma de picapes da Fisker. Segundo a agência de notícias, a Nissan poderia montar a picape Alaska nos Estados Unidos a partir de 2026. É importante ressaltar que a picape da Fisker se chama “Alaska” e não “Alaskan”, que é a picape da Renault.
A nova Frontier mostrada no teaser de hoje poderia ser uma nova geração da picape média ou uma reestilização profunda sobre a plataforma atual. Lembremos que a Alaskan é a gêmea da atual Frontier e ambas são produzidas em Córdoba (Argentina). A aliança Renault-Nissan já confirmou que a Fábrica Santa Isabel será a sede da produção de quatro picapes: duas compactas (com estrutura monobloco e baseadas no conceito Renault Niagara) e duas médias (evoluções das atuais Frontier e Alaskan).
Com a entrada da Mitsubishi na Aliança, as próximas gerações da Nissan Frontier terão o desenvolvimento compartilhado com a plataforma da Mitsubishi L200 Triton. No entanto, uma nova geração de fato deve ficar para o final da década. Informações que surgiram na Austrália mostraram que a marca se prepara para mais uma repaginação do modelo atual. A troca de geração deve ficar para data mais próxima de 2030, coincidindo com os planos da Nissan de introduzir uma Frontier eletrificada. (Motor 1/Thiago Moreno)