AutoIndústria
A BMW apresentou nesta quinta-feira, 21, aquilo que se pode chamar de fio condutor de seus SUVs elétricos para os próximos anos. Em evento na Alemanha, a cúpula da montadora desvendou o Vision Neue Klasse X, um ainda quase-conceito que entrará como capítulo inicial de estilo e tecnologias a serem aplicadas em outros veículos da marca.
O Neue Klasse X estará nas linhas de montagem a partir de 2025. Fabricado na unidade de Debrecen, Hungria, pensada e construída para aprodução de elétricos, o modelo carregará os benefícios de células de bateria de maior densidade e uma arquitetura de 800 volts.
A montadora prefere nomeá-lo de SAV, Sports Activity Vehicle, pelas caraterísticas esportivas de sua carroceria ou mesmo pelo desempenho dinâmico. Poderia chamá-lo também de carro inteligente, tamanha a quantidade de recursos auxiliares de condução, gerenciamento, conforto e segurança.
A BMW diz que o modelo, totalmente movido a bateria com células cilíndricas, outra novidade tecnológica, poderá ter autonomia 30% maior do que a média verificada hoje em veículos de sua atual geração de elétricos.
Na outra ponta, a nova arquitetura permitirá carregamento até 30% mais rápido. Segundo a empresa, algo como precisar de somente 10 minutos para obter carga suficiente para rodar 300 quilômetros.
O utilitário esportivo é uma variante do sedã Vision Neue Klasse, apresentado no ano passado e que compõe a família baseada nessa nova arquitetura dedicada. “A Neue Klasse é muito mais do que apenas um carro ou um conceito específico, está redefinindo a marca BMW”, afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, sobre a nova família de produtos.
A montadora sublinha, dentre outras tecnologias, o novo tipo de controle de trem de força e chassi que adapta a condução às necessidades individuais e que tem como base um novo software desenvolvido internamente pela própria montadora.
“O BMW do futuro terá quatro supercérebros totalmente novos: computadores de alto desempenho que trabalham em conjunto de forma inteligente. Integram todo o sistema de motorização e a dinâmica de condução com até dez vezes mais precisão”, completa Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW responsável por Desenvolvimento.
“No futuro, combinaremos quatro unidades de controle chave em um único computador de alto desempenho. O resultado será um desempenho melhor, mais precisão e mais eficiência. O supercérebro permitirá o próximo salto científico na condução automatizada”, acrescentou o executivo.
Para ficar em apenas um mimo, entre tantos, dos novos carros: o BMW Panoramic Vision projeta informações importantes em toda a largura do para-brisa, que será complementado nos modelos de produção da Neue Klasse com o BMW 3D Head-Up Display aprimorado. (AutoIndústria)