Motor Mais
Totalmente novo, o BMW Série 5 chega ao Brasil. Em comparação com o modelo antecessor, a nova geração cresceu 97 mm em comprimento (totalizando 5,06 m), 32 mm em largura (para 1,90 m), e 36 mm em altura (total de 1,51 m). A distância entre eixos foi aumentada em 20 mm e chegou aos 2,99 m.
A aparência frontal do novo BMW Série 5 é caracterizada por uma interpretação moderna dos faróis e da grade duplo rim, tradicional da marca. Elementos em LED no interior dos faróis, dispostos quase verticalmente, servem como indicadores de direção e luzes de direção diurna. Equipado com o BMW Iconic Glow, o novo Série 5, assim como é possível ver em outros carros da marca, tem o contorno da grade iluminado.
Na vista lateral, apresenta linha de cintura elevada e diversos elementos de design que forçam o caráter esportivo do sedã. As saias laterais pintadas de preto, as maçanetas das portas embutidas e o número 5 em alto relevo na base da coluna C chamam atenção. As lanternas traseiras horizontais totalmente em LED reforçam as linhas robustas do modelo.
O cockpit do novo BMW Série 5 possui um número significativamente reduzido de botões em comparação com o modelo anterior. O conceito Shy Tech, que estreou no BMW iX, possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.
O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento do novo BMW Série 5, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.
O modelo chega ao país em duas versões: uma inédita 100% elétrica, chamada de BMW i5 M60, e outra híbrida do tipo plug-in, que chegará nos próximos meses. Inédito na família do Série 5, o BMW i5 M60 está equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. Equipado com dois motores, um em cada eixo que tornam a tração do modelo em integral, a versão tem uma potência de até 601 cv e 820 Nm de torque. Com esse sistema, o BMW i5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 230 km/h para preservação da bateria.
Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria de alta tensão do BMW i5 tem capacidade energética utilizável de 81,2 kWh. De acordo com o ciclo PBVE, o BMW i5 M60 tem alcance de até 391 quilômetros. O modelo conta ainda uma a nova função chamada MAX RANGE, que pode aumentar a autonomia em até 25%, limitando a potência, a velocidade e desativando as funções de conforto.
O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos.
Com o Parking Assistant Professional, o i5 estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
O novo BMW i5 chega ao Brasil na versão M60 em 10 opções de cores (Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire) e três opções de acabamento interno em Couro Merino (Preto, Cooper e Silverstone). (Motor Mais)