Mobibrasil inicia testes com ônibus elétrico articulado de 21,5 metros da Eletra

Diário do Transporte

 

A cidade de São Paulo começou um teste com um ônibus elétrico de 21,5 metros de comprimento em trajetos de três linhas municipais da empresa MobiBrasil, na zona Sul, mas ainda sem passageiros. Foram colocados galões para simular peso. O objetivo é ver ser o modelo se adapta às condições de vias da cidade.

 

O veículo pode transportar entre 140 e 150 pessoas e chegou a ser apresentado pelo prefeito Ricardo Nunes, em cerimônia em setembro do ano passado, e também passou por testes em Curitiba.

 

Mesmo com isso, a frota de ônibus elétricos não avança pela falta de infraestrutura nas garagens. São apenas 74 ônibus com bateria, muito longe de 2,6 mil veículos deste tipo prometidos pela prefeitura até o fim deste ano.

 

Veja os detalhes abaixo:

 

A Mobibrasil iniciou testes com ônibus elétrico articulado de 21,5 metros da fabricante brasileira Eletra nesta segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024.

 

A programação contemplou treinamento sobre operação e detalhes técnicos do veículo.

 

Inicialmente foi realizada a demonstração do ônibus da Eletra na garagem Alvarenga.

 

Na sequência, engenheiros e instrutores da Eletro iniciaram treinamento prático com motoristas da Mobibrasil na garagem Jabaquara.

 

Foram realizados ainda teste de carregamento do veículo.

 

O objetivo da Mobibrasil é testar o veículo quanto à performance e autonomia, e aferir o índice de consumo e a capacidade de rampa.

 

De acordo com a empresa, o veículo será testado em três linhas sem passageiros, com utilização de carga simulada (lastro).

 

A empresa já iniciou a aquisição de modelos elétricos. A partir de março começa a operar com oito ônibus do modelo eO500U, da Mercedes-Benz, com carroceria Caio.

 

Como mostrou o Diário do Transporte, os ônibus da Mobibrasil fazem parte de um pacote de 50 veículos anunciados pelo diretor de vendas e marketing de Ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, durante a BusWorld, maior feira de ônibus do mundo, realizada em Bruxelas, na Bélgica, em outubro de 2023.

 

O teste com o veículo de 21,5 metros da Eletra, informa a Mobibrasil, faz parte de uma preocupação da empresa para a aquisição de ônibus maiores, exigência para a operação em linhas específicas.

 

Além da Eletra, a Mobibrasil informou que poderá testar modelos elétrico de outros fabricantes. No entanto, segundo a empresa, isso só será feito se houver um padrão de qualidade e segurança, o que será avaliado antes de qualquer ação na empresa.

 

Testes realizados

 

O articulado de 21,5 metros da Eletra chegou a ser apresentado entre os 50 ônibus elétricos em cerimônia que teve a participação do prefeito Ricardo Nunes em 18 de setembro de 2023, como sendo da Viação Campo Belo, outra empresa da capital paulista.

 

Depois, este mesmo ônibus foi levado para Curitiba (PR) para realizar testes num chamamento feito pela Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), que faz a gestão do transporte da capital paranaense. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi/Adamo Bazani)