BYD exibe seu SUV híbrido com 1,2 mil cavalos de potência e que flutua na água

O Estado de S. Paulo/Bloomberg

 

De olho no mercado europeu, a BYD apresentou ontem no Salão do Automóvel de Genebra seu novo utilitário-esportivo de luxo, com 1,2 mil cavalos de potência e que pode flutuar na água. O híbrido plug-in Yangwang U8 – que também é capaz de fazer um “giro” de 360 graus em torno do próprio eixo – entra no mercado para competir com o Mercedes-Benz G-Class e o Land Rover Defender.

 

Depois de desbancar a Volkswagen como a montadora de automóveis mais vendida da China, a BYD se expande para criar novos fluxos de receita e escapar de uma guerra de preços em seu mercado doméstico.

 

Ao mesmo tempo, as montadoras estabelecidas no velho continente ainda tentam entender a complexidade da nova tecnologia de veículos elétricos e enfrentam o arrefecimento da demanda por esses novos modelos.

 

O salão de Genebra também serve de vitrine para a fabricante chinesa apresentar outros produtos para o mercado de massa. Eles incluem uma versão renovada do SUV Seal de cinco lugares, e o Tang totalmente elétrico, que pode percorrer 530 quilômetros com uma carga.

 

A montadora asiática, que ultrapassou a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo no quarto trimestre do ano passado, já vende modelos na Europa, incluindo o Dolphin. O veículo elétrico é o modelo da categoria mais barato no velho continente, custando até ¤ 7 mil (por volta de R$ 37,4 mil) a menos que um VW ID.3, da Volkswagen, equipado de forma semelhante – a montadora alemã originalmente apresentou o modelo como o Beetle da era dos elétricos.

 

A BYD não deu muitos detalhes sobre o preço e a disponibilidade dos veículos que está apresentando em Genebra. O Yangwang U8 é vendido na China por cerca de US$ 150 mil (R$ 740 mil), mas os preços da empresa tendem a ser mais altos na Europa do que em seu mercado doméstico. O G-Class, da Mercedes, tem um modelo de entrada de US$ 128 mil (R$ 631 mil) na Alemanha.

 

Subsídios

 

A entrada da BYD no mercado europeu, porém, não deve ser tão fácil. A Comissão Europeia investiga se a montadora recebe incentivos fiscais do governo chinês. A apuração pode resultar na cobrança de tarifas adicionais à companhia já em julho.

 

Já a Volks, a Stellantis e a Renault trabalham em modelos que custam por volta de ¤ 25 mil (R$ 133,8 mil). A montadora francesa exibiu em Genebra seu R5 E-Tech EV. A nova versão do clássico dos anos 1970 oferece uma autonomia inicial de 400 quilômetros com uma única carga. (O Estado de S. Paulo/Bloomberg/Denis Balibouse)