Blog do Caminhoneiro
As primeiras transportadoras norte-americanas estão recebendo caminhões International equipados com a nova motorização S13, desenvolvida em parceria com a Scania. Os novos motores são desenvolvidos sobre a base CBE, desenvolvida pela Scania, que também será usada pela MAN e Volkswagen futuramente.
Os novos S13 da International são mais leves, e reduzem o consumo em 15%, na comparação com a versão A26.
Graças a tecnologia da Scania, o motor opera em uma faixa mais baixa de rotação, garantindo mais torque e menor injeção de combustível. Uma grande vantagem para o mercado norte-americano é que esse motor não usa um sistema de recirculação de gases de escapamento, sendo utilizada apenas a tecnologia SCR, que usa Arla32 injetada no catalisador do escapamento. Isso também garante que exista apenas um turbocompressor no motor.
Materiais e acabamentos de baixo atrito são usados ??para as camisas, anéis e rolamentos no miolo do bloco. O projeto usa uma bomba de combustível de alta pressão que opera a 1.800 bar.
Recursos adicionais incluem um design de duplo comando no cabeçote e tampa de comando de alumínio fundido, taxa de compressão 23:1 e um freio motor por descompressão para máxima potência de frenagem do motor.
O bloco de Ferro Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron — CGI) do motor S13 combinado com uma tampa de válvulas de alumínio fundido ajudam a tornar este trem de força de 13L o mais leve disponível na América do Norte.
A potência máxima oferecida nos Estados Unidos será de 515 cavalos e 2.500 Nm de torque. Na Europa e Brasil, esses motores chegam aos 540 cavalos, com 2.700 Nm de torque.
As transportadoras que receberam os primeiros caminhões International LT equipados com esse trem de força são a Gemini Motor Transport, As addle Creek Logistics Services e a Paschall Truck Lines.
“A Navistar está entusiasmada por ter entregue as primeiras unidades equipadas com o trem de força integrado S13. Quer nossos clientes busquem alcançar a máxima eficiência de combustível ou integrar soluções abrangentes de propriedade, o trem de força integrado S13 é um passo em direção à conquista de seus objetivos”, disse Chet Ciesielski , vice-presidente de Negócios de Caminhões Pesados ??On-Highway da Navistar, que é dona da marca International nos Estados Unidos.
A parceria da International com a Scania se dá dentro do Grupo Traton, que é dono de ambas as marcas. Quando o Grupo comprou a Navistar nos Estados Unidos, deu os primeiros passos para uma operação na América do Norte. Agora, com a boa aceitação dos motores S13, pode-se ter certeza que foi um ótimo negócio. (Blog do Caminhoneiro/Rafael Brusque)