Após cinco anos, caminhões da Ford são valorizados entre os usados

Estradão

 

Há cinco anos, dia 19 de fevereiro de 2019, a Ford anunciou que descontinuaria as operações de caminhões no Brasil. Como resultado, a fabricante, que na época faturava com alguns sucessos de vendas, continuaria vendendo até durarem os estoques. Isso levou o empresário de transporte e fãs da Ford correr atrás das últimas unidades 0-km. Para se ter uma ideia, três anos depois, em 2021, ainda tinha caminhão da série F sendo emplacado.

 

Seja como for, o motivo de a Ford ter encerrado a operação de caminhões é que, apesar de a fabricante ter emplacado alguns clássicos, como a Série F, a operação não se sustentava. E a situação poderia se agravar com a chegada do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), que chegou em 2023.

 

Contudo, na virada de chave do Proconve P5 para P7 (Euro 3 para Euro 5), em 2012, a marca norte-americana já dava indícios de que implantar a nova tecnologia foi uma operação custosa. Nesse sentido, a linha Cargo foi atualizada. Mas a Série F foi interrompida por dois anos e retornou ao mercado em 2014 no padrão Euro 5.

 

Ford é destaque no mercado de usados

 

Dessa forma, alguns modelos da Ford ainda são sucesso de vendas no mercado de usados. Para se ter ideia, em 2023, os caminhões da marca foram os mais vendidos no mercado de usados.

 

Conforme a Fenauto, federação que reúne as associações de lojistas independentes do País, em 2023 a Ford vendeu 25.263 caminhões da linha Cargo. Ou seja, a linha que mais faturou. Logo em seguida, vem a Volvo com a linha FH, com 18.288 modelos. Do mesmo modo, a Ford aparece na terceira colocação com a Série F, emplacando no ano passado 14.149 unidades no mercado de usados.

 

Caminhões Ford mais vendidos após fim da operação

Cargo 816 – 1.696 (2018) e 1.028 (2019)

F-4000 – 1.346 (2018) e 1.002 (2019)

Cargo 1119 – 1.257 (2018), 1.028 (2019) e 880 (2020)

F-350 – 1.043 (2018) e 696 (2019)

Cargo 1419 – 474 (2018) e 190 (2019)

(Estradão/Andrea Ramos)