O Carreteiro
A XCMG Brasil acaba de anunciar investimento na ordem de R$ 270 milhões para a nacionalização e ampliação da linha de produção. O valor inclui também a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para atender o mercado nacional e latino-americano.
O vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, o gerente de elétricos, destacou que a XCMG vai continuar investindo neste setor. “Fizemos um levantamento no ano passado e tivemos o maior volume em emplacamento de caminhões pesados”, afirma.
O gerente de elétricos, Ricardo Senda, também aposta na expansão da eletrificação no País. “No ano passado, comercializamos entre 120 e 130 caminhões do modelo no Brasil e América Latina, número que deve triplicar neste ano”, prevê.
XCMG Brasil entregou 10 caminhões elétricos
A XCMG Brasil anunciou também a entrega de 10 caminhões elétricos para a Reiter Log, empresa de logística do Rio Grande do Sul, no último dia 20 de fevereiro. Para Vanessa Pilz, diretora de ESG, da Reiter Log, o investimento na aquisição de veículos elétricos resultou em mais de 30% de crescimento dos negócios.
“Hoje, 30% da nossa frota de veículos é movida a energias alternativas, e pretendemos atingir o 100% de veículos movidos a energia sustentável em 2035”, estima a diretora de ESG.
O XCMG E7-49T, entregue a Reiter Log, possui capacidade de carga total de 49 toneladas e autonomia de 150 km, sendo capaz de fazer a substituição do pacote de baterias quando descarregado, ou seja, é possível substituir rapidamente as baterias, em vez de esperar o processo de recarga. É equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente, que oferece 482cv de potência e um torque de 204,1kgfm. O E7-49T possui uma transmissão automatizada de quatro marchas, com a opção de realizar trocas manuais, através da alavanca localizada no console central. A inclusão dessa transmissão e das reduções de engrenagem favorecem a economiza de energia elétrica, durante as arrancadas. (O Carreteiro/Daniela Giopato da Silva)