Frota & Cia
A Caio reafirmou a condição de maior produtora de ônibus urbano do país, ao encerrar 2023 com uma participação de 49% nesse mercado. Segundo a Fabus, que reúne os fabricantes de carrocerias, a empresa com sede em Botucatu (SP) produziu exatos 4.964 ônibus urbanos para o mercado brasileiro; alta de 49,5% em relação às 3,3 mil unidades fabricadas no ano anterior. O feito ganha ainda mais importância, se levarmos em conta que o resultado ficou acima da média da indústria, que mostrou uma evolução de 24,6% no período.
O bom desempenho da Caio ganhou o reconhecimento público na forma do Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2024, de Frota&Cia, como “Marca de Carroceria Urbana”. É o 11ª ano seguido que a fabricante conquista essa cobiçada certificação.
Trabalho de equipe
“É uma honra participarmos e sermos reconhecidos pela 11ª vez com o Prêmio Lótus”, admite Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial da Caio. “Essa conquista é resultado do trabalho de todo o time de gestores e colaboradores, reconhecido pelos nossos clientes, comunidade, parceiros e imprensa”.
Segundo o executivo, a Caio tem em seu DNA a visão real do que os clientes necessitam e transforma isso em soluções para a mobilidade urbana. “Por isso, a premiação reflete o esforço e comprometimento da marca com a qualidade, competitividade, durabilidade e inovação, que nos move a continuar a vencer desafios e obter novas conquistas”, explica Maurício.
Em 2023, a produção de modelos urbanos para o mercado interno saltou de 8,1 mil para 10,1 mil carrocerias, representando um incremento de 24% no biênio 2022/2023. O segundo lugar no ranking de fabricantes de carrocerias urbanas foi ocupado pela Marcopolo, que alcançou 31% de market share, seguido da Mascarello (10,8%), Neobus (6,4%) e Comil (2,1%). (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)