O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro
A Toyota vai lançar uma picape intermediária para disputar vendas com a Fiat Toro. A informação foi revelada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, onde fica a fábrica da marca em São Paulo, de acordo com a agência AutoData.
O novo projeto deverá tomar forma após a chegada do Yaris Cross ao mercado brasileiro. O SUV compacto terá versões com motor a combustão e híbridas e começa a ser produzido ainda neste ano.
Ou seja, considerando todas as fases de desenvolvimento do produto, o lançamento da picape inédita deve ocorrer apenas em 2027. Com isso, a Toyota terá um representante para concorrer no segmento de Ford Maverick, Ram Rampage e Chevrolet Montana, além da Toro e da Renault Oroch.
O projeto não é novo. Durante o Salão de Tóquio, no ano passado, a marca revelou o protótipo de uma picape elétrica batizado de EPU. O modelo tem dimensões semelhantes às de picapes intermediárias. No Brasil, a nova picape deverá ter sistema híbrido flex.
As primeiras informações sobre o novo modelo indicam que a base seria a TNGA, a mesma de modelos como a linha Corolla (sedã e SUV). Assim, o visual deverá ser inspirado no da versão mais recente do Corolla Cross, que acaba de estrear na Tailândia e deve chegar ao Brasil em breve.
Base do Yaris Cross
Contudo, o modelo que será produzido em Sorocaba deverá utilizar a plataforma DNGA, a mesma do Yaris Cross. Dessa forma, a nova picape poderá ter preço mais competitivo, já que essa base é mais simples que a TNGA. Isso é muito importante em um segmento que vem crescendo bastante no País.
Recentemente, a Volkswagen também informou que terá uma nova picape. Ao anunciar novos investimentos no Brasil, de R$ 16 bilhões até 2028, a marca confirmou o lançamento de 16 produtos, entre inéditos e atualizações.
Um deles será a picape com produção em São José dos Pinhais (PR). Como a Amarok continuará sendo feita na Argentina e a Saveiro em São Bernardo do Campo (SP), tudo indica que novidade será a versão final do protótipo revelado em 2018 e batizado de Tarok.
Entre os destaques, o modelo intermediário da VW também deverá ter sistema híbrido flex. Além disso, sua base deverá ser a mesma do SUV compacto T-Cross. (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Thais Villaça e Tião Oliveira)