Motor 1
Quando a Porsche apresentou a terceira geração do Panamera em novembro de 2023, ela mostrou apenas a versão básica com tração traseira e integral, juntamente com o badalado Turbo E-Hybrid. Agora, Zuffenhausen está diversificando a linha com o lançamento de dois eletrificados adicionais. Eles não são “Turbo” tradicionais, mas trocam o grande V8 por um V6 e mantêm o par de turbos.
O Panamera 4E Hybrid combina um motor de 2,9 litros com um motor elétrico para uma potência total do sistema de 470 cavalos e 66,3 kgfm. Em comparação com seu antecessor, o novo modelo ganhou 8 cv, mas perdeu 5,1 kgfm. Apesar de seu peso, esse é um sedã muito rápido (tecnicamente é um hatchback), pois leva apenas 4,1 segundos para atingir 100 km/h, ou 0,3 s a menos do que o anterior. Em arrancada, ele atinge a mesma velocidade de 280 km/h.
O Panamera 4S E-Hybrid agora tem 544 cv e 76,5 kgfm, o que significa que a Porsche sacrificou 16 cv e manteve a mesma quantidade de torque. Ele completa o sprint em 3,7 segundos, como antes, a caminho de 290 km/h.
Todos as versões eletrificadas do Panamera compartilham uma bateria atualizada com uma capacidade aumentada em 45%, para 25,9 quilowatts-hora, sem aumentar o tamanho físico. A bateria fornece energia para um motor elétrico mais potente montado na transmissão automática, com potência nominal de 190 cv e 45,9 kgfm. Sabemos que os europeus podem viajar com energia elétrica por até 96 quilômetros no caso do Panamera 4 E-Hybrid e 92 quilômetros para o Panamera 4S E-Hybrid.
No Brasil, a Porsche confirmou que venderá as versões e-Hybrid do Panamera, mas dados como preços, pacotes e pré-venda serão anunciados no futuro, mais próximo do lançamento por completo. (Motor 1/Adrian Padeanu, traduzido por Leo Fortunatti)